Justiça divulga gravações que seriam de vereador negociando vendas de armas e munições

A equipe de reportagem do Portal Correio teve acesso nesta quinta-feira (15) a um trecho das gravações feitas com autorização da Justiça, no qual dois homens conversam. Segundo as investigações, um deles seria o vereador da Câmara Municipal de Bayeux e ex-policial militar Arnóbio Gomes Fernandes (PSL), preso na última quarta-feira (14), acusado de vender munição e armas no ano de 2011.
Em um dos diálogos, o vereador – descrito como “Chefe” – estaria conversando com uma pessoa identificada apenas como ‘Ró’. Na época, Arnóbio ainda era sargento da Polícia Militar. Ele pede para que o suposto traficante, que também seria integrante de uma facção responsável por tentativa de homicídio em Bayeux, para ser esconder da polícia.
Em outra parte da conversa, os dois falam sobre a venda de armas. Arnóbio estaria oferecendo um revólver calibre 38 e uma pistola 357.
Noutra ligação telefônica, a conversa parece ter sido realizada entre Arnóbio e uma pessoa identificada como “Maciel”. Neste trecho, o suposto traficante liga para o vereador e combina a entrega do dinheiro que seria fruto da venda da arma. Arnóbio Gomes ainda estaria pedindo para o traficante adicionar R$ 20 para colocar gás natural no carro.
Arnóbio Gomes negou as acusações: “Estou com a consciência limpa, em 2011, não estava mais na rua. Agora vou aguardar e mostrar minha defesa. Quero dizer a população de Bayeux que vou voltar firme e forte e trazer muita alegria à cidade”, disse.
Ele já foi preso duas vezes e também foi expulso da Polícia Militar em 2013. Relembre o caso.
Vereador é preso dentro da Câmara de Bayeux, acusado de vender armas e munições
O vereador Arnóbio Gomes Fernandes (PSL), da Câmara Municipal de Bayeux (região metropolitana de João Pessoa), foi detido por volta das 15h30, desta quarta-feira (14). A prisão se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela juíza Maria Emília Neiva, titular da Vara de Entorpecentes da Capital.
Arnóbio Gomes foi preso por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa e foi encaminhado à Central de Polícia na Capital. A informação foi confirmada pelo repórter Emerson Machado, da TV Correio.
O delegado Allan Murilo Terruel interceptou o vereador quando ele estava em reunião com uma comissão permanente da Câmara, sob alegação de venda de munição e armas no ano de 2011. Arnóbio Gomes negou as acusações: “Estou com a consciência limpa, em 2011, não estava mais na rua. Agora vou aguardar e mostrar minha defesa. Quero dizer a população de Bayeux que vou voltar firme e forte e trazer muita alegria à cidade”, disse.
Arnóbio Gomes já havia sido preso em setembro de 2012, durante a ‘Operação Esqueleto’. Na época era candidato a vereador. A operação foi desencadeada pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Segundo as investigações, ele integrava um grupo responsável por 60% dos homicídios praticados em 2011, na Grande João Pessoa.
Durante o cumprimento de 50 mandados de prisão em 2012, o sargento Arnóbio, da Polícia Militar, foi detido acusado de realizar a segurança do sub-chefe da facção criminosa ‘Al Qaeda’, identificado apenas como ‘He-man’.
O nome do sargento é Arnóbio Gomes Fernandes, 46 anos. Ele é natural de Mari, na região da Mata paraibana, distante 65 quilômetros da capital João Pessoa, e tem apenas curso superior incompleto. No site do Tribunal Superior Eleitoral (DivulgaCand), Sargento Arnóbio declarou possuir uma casa no valor de R$ 200 mil.
O sargento Arnóbio Gomes Fernandes também já havia sido preso na Operação ‘Águas Limpas’, deflagrada no mês de agosto de 2010. Na época, ele foi acusado de tráfico de armas e formação de grupos de extermínio no Estado.
De acordo com o delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE), Cristiano Jacques, responsável pela ‘Operação Esqueleto’, os policiais vasculharam ruas das cidades para desbaratar a facção criminosa ‘Al Qaeda’, responsável por uma onda criminosa na região metropolitana de João Pessoa e na cidade de Patos, no Sertão paraibano, distante 300 quilômetros da Capital.

Related posts

Prefeito eleito de Ouro Velho faz balanço positivo da agenda em Brasília

Prefeitas eleitas no Cariri participam de evento da CNM em Brasília e buscam avanços para seus municípios

Prefeita eleita de São Sebastião do Umbuzeiro, Adalcy Freitas, participa de encontro de gestores e busca de recursos em Brasília