Home Cariri Açude público de Sumé pode entrar em colapso antes do final do ano

Açude público de Sumé pode entrar em colapso antes do final do ano

by Redação
0 comment
Na cidade de Sumé, cerca de 90 caminhões pipa pegam água diariamente no açude do DNOCS para abastecer comunidades rurais afetadas pela seca e até mesmo outros municípios, a exemplo de Amparo, comprometendo seriamente o nível do manancial.

Estima-se que cada caminhão abasteça de duas a três vezes por dia contabilizando uma média de 300 cargas diárias, segundo revelações de um motorista da cidade de Monteiro que tem um caminhão locado pelo Exército Brasileiro, responsável pela “Operação Pipa”.

Cada caminhão tem capacidade para 08 a 10 mil litros de água. Os veículos cadastrados são pagos pelo Governo Federal e pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado. O Exército é quem gerencia o programa federal.

Informações dão conta que donos de caminhões pipa cadastrados também pegam água para vender. Recentemente, o Exército implantou o cartão magnético em algumas regiões para garantir que a água chegue ao seu destino.

Com o desabastecimento do açude os moradores da cidade de Sumé tem demonstrado certa preocupação, pois, não se sabe até quando a estiagem vai permanecer assolando a região caririzeira.

A previsão era de que o manancial suportasse o abastecimento até fevereiro de 2014, porém, com a quantidade de água retirada diariamente, de domingo a domingo, e com o aquecimento que deve aumentar nos meses de outubro, novembro e dezembro, ampliando a evaporação, dificilmente o açude de Sumé chegará ao final do ano.

CARIRI DA GENTE
VITRINE DO CARIRI

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho