48
O deputado federal Luiz Couto (PT) foi o único paraibano a se destacar no Prêmio Congresso em Foco 2013, entregue na noite da quinta-feira (27/9). Ele ficou entre os cinco parlamentares que mais combatem o crime organizado no Brasil, numa votação feita pelos internautas.
Couto já havia sido o único do estado relacionado para o evento de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2012, quando também recebeu a indicação dos internautas do país na categoria de enfrentamento às organizações criminosas.
Luiz Couto disse que esse é um reconhecimento que não o envaidece, mas serve de estímulo para reforçar o seu compromisso com a população e a luta contra os que se organizam para destruir a vida.
Natural de Soledade (PB), Luiz Couto tem 68 anos. É Filósofo e teólogo. É padre identificado com a chamada teologia da libertação e professor licenciado da UFPB. Jurado de morte por grupos de extermínio, circula com proteção especial da Polícia Federal. Selecionado para a categoria “Combate ao Crime Organizado”.
O PRÊMIO
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato.
E os parlamentares não são iguais mesmo. Nenhum dos premiados responde, por exemplo, a investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), nem está sob a mira dos conselhos de ética da Câmara e do Senado. Nenhum deles tem também histórico de violações aos direitos humanos. Aliás, todos os congressistas que se enquadravam em pelo menos uma dessas condições sequer puderam ser votados, conforme determina o regulamento.