28
Na coluna Painel, da Folha de São Paulo, edição desta sexta-feira, 4, a jornalista Vera Guimarães traz detalhes sobre a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de não emplacar o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) no Ministério da Integração Nacional.
Segundo Painel, Michel Temer avisou a caciques do PMDB que, na conversa da última quarta-feira (2) com a presidente, Dilma avisou que não decidiu se o senador Vital do Rêgo assumirá o ministério.
E mais: a presidente não garantiu nem que a pasta vai para o PMDB. Michel Temer alertou a presidente de que a notícia seria uma “bomba” na legenda.
Na avaliação do Palácio do Planalto, segundo informações levantadas pelo jornal, o processo de autonomeação do senador Vital do Rêgo, respaldado pelo apoio inconteste da bancada no Congresso, durante a ausência da presidente do país, não foi bem recebido por Dilma.
A voracidade do PMDB e o desempenho, lépido e fagueiro, do senador paraibano fizeram acender a “luz amarela” no Planalto, que usa a desculpa de esperar por uma reforma ministerial de uma vez só como uma saída perfetia para frear o ímpeto do partido aliado.