22
A população de Monteiro vem reclamando com frequência a falta de fiscalização nos carros de som que circulam pela cidade, a maioria deles com volume bem acima do permitido pela legislação.
Diariamente, e principalmente aos sábados quando acontece à feira livre do município, dezenas de veículos circulam pelas avenidas da cidade sem respeitar nem mesmo hospital, consultórios médicos e o comércio em geral.
Aos sábados, nas imediações do Mercado Público alguns carros de som estacionam e passam praticamente todo período da manhã propagando o anúncio de seus clientes em um volume insuportável.
“Falar ao telefone ou conversar pessoalmente com alguém nestas imediações é praticamente impossível. Se formos reclamar é pior, pois, propositalmente eles aumentam o volume”, queixou-se um comerciante.
A legislação diz que o volume máximo permitido para áreas residenciais, hospitalares e escolares é de 50 dB durante o dia e 45 dB à noite. Essa determinação se enquadra tanto para emissão de som em veículos comerciais e particulares, quanto para som mecânico e/ou ao vivo dentro de residências.
O desrespeito às normas acarretará ao responsável uma advertência por escrito, primeiramente. Caso haja reincidência, será expedida uma multa de R$ 3 mil, com penalidade de interdição do local ou apreensão do veículo.
Sem ter a quem reclamar e sem ter quem fiscalize a população se ver sujeita a conviver com esse barulho ensurdecedor.
Com VC
De olho no Cariri