32
A Prefeitura de Monteiro emitiu nota através da Secretaria de Saúde rebatendo a informação publicada por um site da cidade, que informou que as Unidades de Saúde da Família foram interditadas pelo Ministério Público, devido a irregularidades encontradas.
Os Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Enfermagem, acompanhados pelo Ministério Público estão fazendo inspeções para verificar o funcionamento das Unidades e órgãos de saúde do município, visando manter junto a Prefeitura Municipal uma parceria para o bom funcionamento.
A Secretária de Saúde, Lorena Dr Chico, negou a interdição das Unidades de Saúde da Família e afirmou que por orientação do Conselho Regional de Odontologia, apenas uma sala de odontologia, localizada na Unidade de Saúde 04 – Vila Santa Maria, foi interditada devido o tamanho da medida que tem 2,3mx3m no ambiente de trabalho, o qual já está passando por adequações, já que a exigência é de 3mx3m.
Ela acrescentou que a comunidade do bairro não será prejudicada já que a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou o atendimento, através da Unidade Móvel Odontológica.
“Essa realidade no ajuste de infraestrutura das Unidades de Saúde para atender as normas ministeriais não é uma realidade apenas de Monteiro. Quando da implantação nas gestões anteriores das USF´s as construções não obedeceram parâmetros, hoje existentes. Por tanto, o Ministério da Saúde implantou o programa Requalifica UBS que está financiamento as ampliações necessárias das Unidades para atender as exigências da Portaria nº 2.488/GM/MS de 2011, que no ano de 2013, o município de Monteiro foi contemplado com 09 ampliações de Unidades, as quais já estão seguindo as normas estabelecidas”, destacou Lorena.
Em relação, o fornecimento de medicamentos nas farmácias das Unidades de Saúde da Família, a Secretária de Saúde esclareceu que por orientação do Conselho Regional de Farmácia exista a presença de um farmacêutico para a entrega dos medicamentos em cada UBS.
A Secretária informou ainda que enquanto o município buscará meios para se adequar a orientação exigida, o fornecimento de medicamentos acontecerá já a partir dessa quinta-feira, 31, na Central de Materiais e Medicamentos (CEMAM), localizada ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua João Minervino Dutra de Almeida (Rua da Feira de Verdura), que terá o acompanhamento de dois farmacêuticos que estarão prestando assistência à população, buscando prestar um melhor controle e gestão na distribuição de medicação a população monteirense.
A Secretária lamentou as informações inverídicas veiculadas pelo site, já que a verdade sempre prevalecerá.
“A gestão municipal tem buscado prestar a população monteirense um bom funcionamento dos órgãos de saúde, prova disso são os avanços já promovidos pela atual gestão. O site deveria procurar publicar a verdade dos fatos, pois assim é que trabalha a imprensa livre e verdadeira”, finalizou a Secretária.