Home Geral Coordenação do Programa Bolsa Família de Barra de Santana avalia avanços obtidos na atual gestão

Coordenação do Programa Bolsa Família de Barra de Santana avalia avanços obtidos na atual gestão

by Redação
0 comment
No ano de 2013, o Programa Bolsa Família completa 10 anos de serviços prestados à população brasileira, ao mesmo tempo em que a Prefeitura Municipal de Barra de Santana completa 10 meses de gestão, e entra com o pé direito no 11º mês de administração
Pensando nisso, Liliane Lima, assistente social e coordenadora do Programa no município, avalia os avanços obtidos neste período. Segundo levantamento feito por Liliane, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento Social, o número de famílias que recebem o benefício, subiu de 1.001 no início da gestão, para 1.051, o que já é um grande avanço considerando as 1.439 famílias cadastradas com até meio salário mínimo no Cadastro Único de Programas Sociais. 

Os números não param por aí. Nos próximos meses, em novos levantamentos realizados, a tendência é de que a quantidade de famílias cadastradas tenha aumentado, tendo em vista que segundo informações da coordenação do Programa Bolsa Família em Barra de Santana, as visitas domiciliares têm crescido consideravelmente, e em consequência disso, cresce também o número de famílias Inseridas no Cadastro Único.

Para além do Bolsa Família, o Cadunico á e porta de entrada para outros programas sociais do Governo Federal, a exemplo da Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular, Programa de Habitação, dentre outros. Podem estar escritos neste cadastro, famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. importar roupas Já para o recebimento do benefício, a família tem que comprovar renda de até 140 reais por pessoa. 

Liliane Lima explica ainda a necessidade de atender a todos os cidadãos com direito ao benefício de forma igualitária: “Tentamos mostrar á população que o Programa Bolsa Família não é um ferramenta para se fazer politica, mas sim um direito assegurado pelo Governo Federal ás famílias que fazem o perfil”, conta a Assistente Social. 

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, 1.756 em Barra de Santana , estão cadastradas, o que corresponde a 82,8% de famílias pobres do município. As famílias recebem o valor médio de R$ 135, 97 e o valor total transferido pelo Governo Federal em benefícios às famílias atendidas, alcançou R$ 142.908,00 no mês de setembro.

A coordenação do Bolsa Família em Barra de Santana, informa ainda, que nos meses de outubro e novembro o trabalho tem sido incessante com foco na atualização e averiguação de inconsistências dos cadastros, de forma que a cada dia, o Programa possa atender de forma eficiente e adequada toda a população carente de Barra de Santana. Além disso, o trabalho tem sido realizado em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social e Centro de Referência em Assistência Social, de modo a observar e realizar encaminhamentos de casos para cada uma destas instituições caso haja necessidade. 
Por ASCOM – Raiza Tavares

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho