36
Em funcionamento há 30 anos no Município de Sumé, o Hospital e Maternidade Alice de Almeida vem aumentando a cada mês o número de atendimentos à população caririzeira. Atualmente o hospital atende cerca de 180 pessoas por dia, de janeiro a setembro a unidade de saúde já atendeu cerca de 30.000 pessoas, incluindo pacientes de todas as cidades da região do Cariri e de outros Estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O aumento no número de atendimentos se deve aos serviços prestados pelo hospital e pela equipe de profissionais que trabalham na unidade, que hoje conta com 10 médicos, 12 enfermeiros, 01 nutricionista, 01 farmacêutica, 02 técnicos em radiologia, 24 técnicos de enfermagem e mais 33 servidores divididos entre os serviços de limpeza, recepção e motorista.
O Alice de Almeida oferece serviços nas áreas de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgias de média complexidade. No último mês de setembro, foi realizada pelo médico, Romualdo Quirino, a cirurgia Wertheim-Meigs, uma histerectomia total ampliada que consiste na retirada do útero com os seus ligamentos de suporte, trompas e ovários.
De acordo com o médico Romualdo, a Wertheim Meigs é um procedimento de grande porte oferecido principalmente nos grandes centros urbanos e que deve ser utilizada por ginecologista com treino em oncologia. Romualdo que tem sub-especialização na área de oncologia e que já trabalhou em cidades como Diadema e outras no interior de São Paulo considera que os serviços do hospital de Sumé são equivalentes aos oferecidos em outras regiões mais desenvolvidas que o Cariri Paraibano.
Nos últimos sete anos o Alice de Almeida passou por ampla reforma em toda a sua estrutura física, recebeu investimentos do Governo do Estado de quase R$ 3 milhões em reforma e ampliação, sendo R$ 759 mil só em equipamentos, conta atualmente com 53 leitos de internação hospitalar, sendo sete infantis e 46 adultos.
A casa de saúde tem mais de 6.000m² de área construída, em terreno com 8.861m², possui clínica médica e pediátrica, clínica cirúrgica, bloco de enfermaria, bloco central para armazenamento de material esterilizado, bloco cirúrgico com três salas de cirurgia, além de outros compartimentos.
Um dos melhores benefícios conseguidos pelo hospital, foi a aquisição do aparelho de Raio-X, pela administração municipal, em 2010, fato que possibilitou o atendimento imediato dos pacientes que necessitam de radiografia, sem precisar se deslocar para outras cidades em busca de atendimento.
É objetivo da administração municipal implantar um centro de imagens na unidade, com aparelhos de ultrassom, endoscopia, mamógrafo e ecocardiograma. O município conseguiu recentemente com o deputado federal, Wellington Roberto, uma emenda parlamentar para a compra de mais um aparelho de raio-x e reformou totalmente a ambulância que serve ao hospital.
O próximo projeto será a oferta de capacitação para os profissionais que trabalham no Alice de Almeida para qualificar e humanizar o atendimento em todos os setores do hospital.