47
A estudante Maria Eduarda de Oliveira Silvino, do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, recebeu nesta terça-feira, 17, do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, a premiação do concurso de escolha da mascote do projeto Solo na Escola. Ela foi a vencedora da seleção, recebendo como prêmio, um tablet.
Maria Eduarda criou como mascote uma minhoca e personalizou o desenho com uma vestimenta típica que remete à região do Cariri.
O incentivo para participação no concurso partiu da professora Risone Aparecida, que contribuiu com os membros do PASCAR na divulgação do concurso e na disseminação de práticas que buscam potencializar a conservação dos recursos do solo (edáficos) dos Semiáridos.
Segundo a professora Adriana Meira, coordenadora do Projeto Solo na Escola/UFCG e do PASCAR, “esse evento foi uma oportunidade que evidencia a importância das palestras sobre solos que foram realizadas nas diversas escolas do Cariri”.
A professora Risone falou sobre a importância do projeto nas escolas do município e da região como oportunidade de ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre solos, vislumbrando alternativas de uso e manejo sustentáveis.
Com o premio em mãos Maria Eduarda ressaltou que a escolha de seu desenho buscou evidenciar a realidade local. “Desenhei uma minhoca por perceber neste organismo do solo um grande aliado para a conservação e caracterizei com a vestimenta de caririzeiro para aproximar às crianças da região, despertando mais atenção e identidade local”.
CARIRI DA GENTE
Rosenato Barreto