O dia marcante da programação será 13 de dezembro, data do aniversário de Luiz Gonzaga, que em 2013 completaria 101 anos de vida. As 5h uma alvorada, com banda de música pelas ruas, deverá abrir o evento. Em seguida acontecerá um fórum de discussão sobre cultura e turismo, e uma missa de ação de graças.
Na programação de shows musicais um dos convidados é o sanfoneiro pernambucano de Salgueiro, Targino Gondim. Assim como para tantos artistas nordestinos, Gonzagão também foi ídolo e inspiração para Targino. “A partir da paixão por Gonzaga fui construindo minha carreira, ele é inspiração para minhas músicas”, comenta.
Sobre o evento, Targino lembra a importância de Luiz Gonzaga para a música brasileira e para a preservação da memória. “É importante pelo que Luiz Gonzaga apresentou do Nordeste, do povo, da cultura para o resto do país. E para que as futuras gerações conheçam o quem foi e o quem é Luiz Gonzaga na música do Brasil” destaca o cantor.
O repertório de Targino está cheio de músicas do Rei do Baião. Entre elas, A vida do viajante, Velho novo Exu e Asa Branca. Gondim acrescenta que Gonzagão ajudou na construção da sua carreira.
Além de Targino Gondim, também foram convidados para a comemoração Nando Cordel e Joãozinho de Exu. Uma das atrações do dia de aniversário será a apresentação do musical ‘Gonzagão – A lenda’, que vai retratar os principais acontecimentos da história do Rei do Baião, da infância até a sua consagração como cantor. O espetáculo vai ser interpretado por João Falcão, pernambucano que escuta músicas e histórias de Luiz Gonzaga desde menino.
A programação é gratuita e a maior parte vai ser realizada no Parque Asa Branca, na Fazenda Araripe e na praça de eventos da cidade.
Rádio Cidade AM