20
A menos de seis meses para definições de coligações para disputa eleitoral do próximo ano, pelo menos sete partidos políticos na Paraíba ainda não decidiram com quem deverão marchar e continuam ‘solteiros’ na praça à espera de propostas atrativas para selar qualquer união. Muitos só vão iniciar as discussões após o Carnaval, outros só pretendem fechar a questão e decidir com quem vão ‘casar’ na reta final do prazo destinado as convenções partidárias, em junho, no período dos festejos juninos.
Integram o rol dos solteiros, partidos como o PPS, PEN, PTB, PR, PMN, SDD e PROS. Essas legendas ainda não decidiram com quem vão se coligar nas Eleições de 2014, tanto para disputa majoritária, quanto para proporcional. Os dirigentes partidários preferem dar continuidade aos preparativos internos, ao trabalho de fortalecimento da sigla e as definições das estratégias políticas que possam sagrá-los vencedores nas urnas. Além disso, consideram muito cedo para tomar qualquer tipo de posição e acreditam que os cenários para 2014 só começarão a ser definidos no ano eleitoral.
O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, presidente estadual do PPS, garantiu que as deliberações sobre as eleições só ocorrerão no próximo ano, a partir de janeiro, com a deflagração do debate interno e depois estendido a outras forças políticas. “Vamos ouvir os filiados, os diretórios, as lideranças. Mas a questão será tratada na pré-convenção nacional que será promovida pela direção nacional no mês de março. Lá serão tratadas as questões de alianças partidárias”, comentou.
De acordo com Nonato Bandeira qualquer definição de aliança nesse período é considerada prematura, tendo em vista que o PPS na Paraíba está com um processo de estruturação em curso, como forma de chegar em 2014 fortalecido e com os quadros definidos para disputa eleitoral. “É um processo permanente de preparação do partido para as eleições. Estamos ouvindo os filiados e depois é que vamos ouvir as outras forças políticas. Por enquanto não temos nada definido no que diz respeito às coligações para o próximo ano”, comentou.
Discussão interna é prioridade
Outro partido que só vai deixar as definições sobre as alianças para as eleições no ano eleitoral é o PEN, presidido pelo deputado estadual Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. Segundo ele, o momento é de priorizar as discussões internas, porque há muita coisa ainda a ser definida até junho de 2014, mês destinado às convenções partidárias para escolha dos candidatos que disputarão o pleito e deliberar sobre eventuais coligações.
“Até 10 de junho, prazo que começam as convenções, temos muito tempo para decidir as coisas. Vamos continuar conversando com os filiados e até mesmo dialogando com outros partidos. Mas por enquanto só temos a certeza que vamos lançar candidaturas próprias, tanto na disputa majoritária, quanto na proporcional, só não definimos ainda com quem vamos marchar. Estamos sozinhos, atuando de forma independente e trabalhando para chegar fortalecido nas Eleições e no momento certo vamos tratar de coligações”, declarou Ricardo Marcelo.
com PORTAL CORREIO