26
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) oferece 11.709 vagas no ensino público superior na Paraíba. São 1.180 para os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), 2.884 para a Universidade Estadual da Paraíba e 7.645 para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em todo o país, são mais de 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior oferecidos através do Sisu.
A seleção dos estudantes através do Sisu tem como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2013. A previsão é que as notas dos estudantes no Enem sejam divulgadas ainda hoje na página eletrônica do MEC. Havia a expectativa de divulgação das notas ontem, mas, até o fechamento desta edição, o link para consulta não havia sido liberado. O resultado só pode ser conferido pelo estudante que participou da avaliação.
Para disputar as vagas oferecidas pelo Sisu, o candidato deve ficar atento ao cronograma e às normas da seleção. As inscrições on-line, no site do MEC serão abertas na próxima segunda-feira, 6, e serão encerradas na sexta-feira, 10. Na primeira edição de 2014, o estudante pode fazer até duas opções de curso. E fica impedido de se inscrever no Sisu o estudante que tenha tirado nota zero na prova de redação do Enem.
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante só poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
O resultado da primeira chamada do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 13 de janeiro. A matrícula dos candidatos selecionados acontece no período de 17 a 21 de janeiro. No período entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro haverá uma lista de espera e a matrícula para candidatos selecionados na segunda chamada será de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
Luzia Santos com Jornal da Paraíba