29
A confirmação de nove casos de dengue nas duas últimas semanas forçou a Secretaria de Saúde de Pocinhos, no Cariri paraibano, a promover uma série de mobilizações na cidade para evitar um surto da doença.
Após promover um treinamento com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, os servidores ganharam as ruas do município desde ontem para impedir que mais pessoas sejam vítimas da doença que tem aparecido principalmente nos bairros da Cagepa, Cajueiro, Bela Vista e Nova Brasília.
De acordo com Kaliup Leonora, coordenadora da Vigilância Ambiental da cidade, após as chuvas que caíram neste mês de fevereiro, pelas condições geográficas da cidade, foram formadas diversas poças de águas ao longo das ruas, o que facilitou o crescimento das larvas do mosquito.
“Praticamente não tínhamos casos confirmados de dengue em Pocinhos. Mas foi começar a chover e formar as poças nas ruas que as pessoas começaram a procurar o serviço de saúde com sintomas da doença”, confirmou Kaliup Leonora.
E para evitar novos casos, além do combate às larvas com pó químico, os agentes de saúde estão distribuindo para a população armadilhas confeccionadas com garrafas pet.
Utilizando essa técnica, segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental do município, o número de casos deve ser reduzido, uma vez que até o final desta semana todos os 12 bairros da cidade serão visitados pelas equipes de atenção básica à saúde. “Esta é uma tentativa para que não haja um surto da doença em Pocinhos. Precisamos agir no início em todos os bairros para evitar o pior”, disse Kaliup.
A Secretaria de Estado de Saúde também está intensificando as ações contra o aparecimento do mosquito em outras cidades do Estado. De acordo com um levantamento feito pela própria secretaria, durante o mês de janeiro desse ano foram notificados 180 casos suspeitos de dengue na Paraíba com 50 já descartados. Contudo, a pasta confirmou que um homem morreu em Patos devido à doença.
Em 2013, a secretaria confirmou que foram notificados 17.585 casos suspeitos de dengue em todo o Estado com 4.173 descartados, 8.119 confirmados, 127 casos graves e 5.166 inconclusivos.
Em relação ao número de notificações em 2012, foi observado um aumento de 52,3%, já que há dois anos foram feitas 11.543 notificações. Em 2013, foram registrados 15 óbitos em todo o Estado, nas cidades de Arara, Aguiar, Conde, Casserengue, Pitimbu, Salgado de São Félix e Santa Rita, um em cada; além de três em Campina Grande e cinco em João Pessoa.
Givaldo Cavalcanti
Jornal da Paraíba