34
Relatório da AESA (Agência Executiva de Gestão de Águas no Estado da Paraíba) aponta que mais de 30% dos açudes monitorados pelo governo estão com menos de 5% de seu volume, onde alguns casos chamam a atenção, como no município de Juru, onde o açude Glória, com capacidade de 1.349.980 m³, está com apenas 712 m³.
Apenas dois açudes no estado se encontram com sua capacidade máxima, são eles: Olho D’água em Mari e Araçagi. Respectivamente com 868.320 m³ e 63.289.037 m³.
Ainda segundo dados da AESA, 30 açudes se encontram com menos de 20% de sua capacidade, como é o caso do açude de Riacho de Santo Antônio, que leva o mesmo nome do município e que se encontra com 5,2% de sua capacidade, ou seja, nos próximos dias poderá entrar na lista dos açudes em situação crítica.
Somando os açudes em situação crítica com os açudes abaixo dos 20%, chegamos ao assustador percentual de 54% dos reservatórios de água da Paraíba.
Além do pequeno volume dos açudes, outro dado que assusta é a irregularidade das chuvas, já que em municípios como algodão de Jandaira, Areia de Baraúnas e Barra de Santana o índice pluviométrico acumulado do ano é igual a zero.
Janildo Silva
ClickPB