29
A campanha eleitoral na Paraíba começa a tomar corpo, com Cássio, Ricardo Coutinho e Veneziano como principais pré-candidatos ao governo do Estado.
Faltando menos de seis meses para as eleições, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a disputa ao governo do Estado. Em 3 pesquisas divulgadas o senador tucano aparece na frente, com maioria considerável.
Na pesquisa MaisPB/Consult, a primeira do ano, Cássio apareceu com 40,8 % das intenções de voto, enquanto o pré-candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), foi apontado com 23,9%, seguido do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), preferido de 12,1% dos paraibanos.
No ponta-pé inicial do jogo das pesquisas, portanto, Cássio já apresentava uma dianteira de 17 pontos sobre o segundo colocado, que contestou bastante os números.
Em seguida o Instituto 6 Sigma divulgou sua pesquisa eleitoral para governador na Paraíba, encomendada pela TV Itararé de Campina Grande.
Na pesquisa estimulada para governador, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) com 43,5% – o governador Ricardo Coutinho (PSB) 22,5% e Veneziano Vital, ex-prefeito de Campina Grande (PMDB) já apareceu com 14,3%.
A segunda pesquisa divulgada sugere uma frente de Cássio sobre Ricardo, nas intenções de voto, com 21 pontos percentuais.
Mais recentemente, entre os dias 10 e 14 de abril, o Instituto Múltipla ouviu 1.000 eleitores em todo o Estado e apontou que a diferença entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) seria de 13 pontos percentuais, registrando leve subida do socialista em comparação com as pesquisas divulgadas nas semanas anteriores.
Na pesquisa do Múltipla, o senador Cássio aparece com 39,4% da intenção de votos e o governador Ricardo Coutinho com 26,4%, na pergunta estimulada.
O ex-prefeito Veneziano Vital do Rego, do PMDB, soma 10,2% dos entrevistados.
O curioso dos números das 3 pesquisas publicadas é que, mesmo estando no comando do poder e com uma forte divulgação de obras e adesões, o atual governador não ultrapassou os 26 por cento na indicação dos paraibanos que ele governa.
Cássio, fora do poder, em 3 pesquisas encomendadas por instituições distintas, mantém um nível de preferência na média de 40 por cento.
Vené ainda não passou dos 14. Mas ontem, na cidade de Princesa Isabel, onde concedeu entrevista ao vivo na Rádio Princesa AM, o ex-prefeito campinense afirmou que durante a campanha reverterá os indicadores de hoje que ele não contesta. O cabeludo disse alto e bom som que seguramente estará no segundo turno.
Os blocos políticos começam a sair pelas ruas da Paraíba, com estandartes em amarelo, laranja ou vermelho.
Ricardo Coutinho já percorreu dezenas de cidades inaugurando obras, discutindo orçamento, assinando ordens de serviço, liberando convênios. Em alguns momentos os encontros governistas reuniram mais integrantes do governo do que gente do povo.
Veneziano começa alargar os passos, tentando motivar um PMDB enferrujado.
Cássio Cunha Lima vai começar a andar. E certamente, ao seu estilo, levará beijos pra quem for de beijo e abraços pra quem for de abraço.
O primeiro resultado dessa guerra de cores e de idéias, a Paraíba decidirá em 5 de outubro.
Por Simorion Matos