39
Duas palestras foram ministradas ontem, 15, na cidade de Monteiro pelos membros que compõem a equipe do projeto Sangue de Nossas Veias. O projeto tem como objetivo principal arrecadar recursos para a ONG Donos do Amanhã.
A ONG mantém uma casa de apoio para crianças de todo o interior da Paraíba que estão fazendo ou aguardando tratamento contra o câncer na capital paraibana.
Uma das palestras foi realizada no Teatro Jansen Filho, às 15 horas e teve como público alvo agentes de saúde e de endemias da rede municipal, além de estudantes das redes estadual e municipal. A segunda palestra foi ministrada no IFPB e teve como público principal, estudantes, professores e funcionários da instituição.
Edmilson Fonseca e André Sena estão cruzando o estado da Paraíba de leste a oeste de bicicleta modelo moutain bike e nas palestras relataram experiências vividas até o momento na jornada.
“Passamos por pontos turísticos da Paraíba, como a cidade das pegadas dos dinossauros, entre outras belezas, como também está registrado agora este lindo portal de entrada de Monteiro”, disse Edmilson.
“Temos material para acampar, mas damos preferência a pernoitar e quando possível, fazer nossas refeições em cidades, até para que a equipe de apoio, que é composta por mais três pessoas, possam atualizar as informações do nosso site e das redes sociais”, completou André.
Em cada cidade e em cada palestra os jovens ciclistas conscientizam jovens e adultos sobre os cuidados e prevenções com o câncer, além da importância da doação de sangue para salvar vidas humanas, além de falar sobre hábitos de vida saudáveis.
A diretora do Hemonúcleo de Monteiro Polyanna Chaves aproveitou para conscientizar a todos sobre a importância da doação. “Com uma doação você pode salvar três vidas. Na Paraíba, temos apenas 16 hemonúcleos, que funcionam como uma rede, fazendo permutas, ajudando uns aos outros, então não é preciso doar apenas quando houver um chamamento, mas sim constantemente”, explicou.
Além das palestras, os ciclistas convidaram os membros do grupo Pedala Monteiro para um passeio noturno de despedida, até a entrada da estrada de barro de Camalaú. De lá eles seguem viagem para Serra Branca, Boa Vista e Campina Grande.
Em Monteiro, o Projeto Sangue de Nossas Veias contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, através das Secretarias de Saúde e de Comunicação, do Hemonúcleo Regional de Monteiro e do SEBRAE Agência Cariri.
Ascom