31
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) destaca nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Combate ao Câncer, a importância do tratamento e da assistência aos portadores da doença no país. Ruy Carneiro é presidente e idealizador da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer na Câmara dos Deputados.
Segundo Ruy Carneiro, a data de hoje serve de incentivo para fomentar o debate e o acompanhamento da política oficial de prevenção e tratamento do câncer. O deputado já destinou R$ 7,2 milhões em emendas parlamentares, entre 2012 e 2014, para o Hospital Napoleão Laureano e para a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).
“Temos realizado diversas ações por meio da Frente. Entre elas, a disponibilização do arquivo do Manual dos Direitos do Paciente com Câncer e o incentivo na criação de frentes parlamentares de combate ao câncer nos estados e municípios brasileiros”, afirmou o deputado.
De acordo com o parlamentar, é preciso dar cada vez mais apoio e assistência para aqueles que têm a doença. “Temos que nos unir no Congresso Nacional para que os hospitais recebam mais auxílio do poder público. As pessoas precisam ser tratadas com mais cuidado e eficiência. Na Câmara, estamos discutindo sobre isso e lutando por melhores condições de tratamento”, disse.
Ruy Carneiro explicou que serão realizadas audiências públicas e reuniões para discutir sobre tratamentos da doença, problemas e prioridades da pesquisa clínica no Brasil, e a regulação do acesso à assistência à saúde, com foco na detecção precoce do câncer.
“A Frente se reuniu com o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), representantes de ONGs e hospitais ligados no combate à doença. Além disso, apresentamos requerimentos solicitando audiências públicas nas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e na de Seguridade Social e Família”, explicou o deputado.
Sobre o Manual dos Direitos do Paciente com Câncer, Ruy Carneiro ressaltou: “Muitas vezes os pacientes possuem direitos que eles mesmos não fazem ideia que possuem. Direitos que podem trazem qualidade de vida ao seu tratamento e pós-tratamento”.
Dados sobre o câncer
No Brasil, a estimativa, segundo o INCA, será de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer somente em 2014, o que reforça a magnitude do problema do câncer no país. A incidência da doença tem crescido no Brasil, assim como em todo mundo, acompanhando a mudança do perfil etário da população.
Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente o câncer representa a segunda maior causa de morte no Brasil. Os tipos mais incidentes excluindo o de pele não melanoma, serão os cânceres de próstata, pulmão, colorretal e estômago para o sexo masculino; e mama, colorretal, colo do útero, e de pulmão para o sexo feminino.
CARIRI DA GENTE
Assessoria