92
A volta do Flamengo ao Maracanã após a conquista do Campeonato Carioca foi coroada com um importante triunfo de virada neste domingo após cinco jogos de jejum. O Rubro-negro aproveitou o fator casa, reagiu no 2º tempo e venceu o Palmeiras por 4 a 2. Paulinho, Marcio Araujo e Alecsandro (2) marcaram os gols – Wesley e Henrique fizeram para os visitantes. O resultado diminuiu a pressão em relação ao trabalho do técnico Jayme de Almeida e deixou Gilson Kleina seriamente ameaçado de demissão no Alviverde.
Com quatro pontos, o Flamengo ocupa agora a 9ª colocação. Já o Palmeiras está em 14º lugar, com três pontos. A torcida paulista presente ao estádio xingou Kleina e constatou que não será simples reorganizar a equipe depois da saída do artilheiro Alan Kardec. Na próxima rodada, os rubro-negros enfrentam o Fluminense, domingo, às 16h, no Maracanã. O Alviverde recebe o Goiás, sábado, às 18h30, no Pacaembu.
Os times iniciaram a partida com claras dificuldades para trabalhar a bola no setor de meio de campo. Sem um homem para armar as jogadas, o Flamengo apostou na velocidade do trio Negueba, Nixon e Paulinho. Por sua vez, o Palmeiras explorou as falhas defensivas e saiu em vantagem logo aos 10min.
Após disputa de bola na área, Leandro rolou para Wesley soltar a bomba e estufar a rede rubro-negra. Os donos da casa conseguiram reagir rapidamente de forma até improvável. Aos 13min, Nixon avançou e cruzou da linha de fundo. Sozinho, Paulinho chutou e empatou.
O jogo ficou aberto aos poucos, já que as equipes decidiram atacar com maior contundência. E o Alviverde levou a melhor aos 30min. Depois do avanço de Wendel pelo lado direito, Valdivia recebeu e rolou para a pequena área. O estreante Henrique completou sem dificuldades e colocou os visitantes novamente na frente do placar.
O Flamengo ainda tentou sem sucesso com Alecsandro aos 41min. Fernando Prass fez boa defesa. Na sequência, o goleiro sentiu muitas dores na região do cotovelo e foi substituído por Bruno. O primeiro tempo terminou com vaias da torcidas dos donos da casa e festa pelo lado visitante.
O Rubro-negro voltou para a segunda etapa com Mugni no lugar de Nixon na expectativa de melhorar a criação de jogadas. Aos 4min, os comandados de Jayme de Almeida empataram a partida. Depois de troca de passes entre Mugni e André Santos, o atacante Alecsandro rolou dentro da área para Marcio Araujo colocar a bola no fundo do gol.
O empate inflamou a torcida, que passou a jogar junto com o Flamengo em busca da sonhada virada. O Palmeiras manteve o padrão de jogo e esperou a melhor oportunidade para encaixar um contra-ataque e surpreender a defesa carioca.
De tanto pressionar, o Rubro-negro chegou ao terceiro gol. Aos 14min, Alecsandro iniciou a jogada com um belo balão e apareceu na frente para concluir duas vezes após lançamento de Mugni. O predomínio dos donos da casa continuou. O Alviverde deixou a defesa aberta e sofreu o quarto gol aos 27min. O zagueiro Wallace fez linda jogada, driblou dois palmeirense e rolou. Alecsandro ajeitou e encheu o pé para marcar o seu segundo tento no jogo.
Os visitantes ainda tentaram investidas desorganizadas ao ataque na tentativa de diminuir o marcador. O Flamengo apenas controlou o duelo e passou o tempo para confirmar a quebra do jejum de cinco jogos e uma semana tranquila de trabalho para o técnico Jayme de Almeida. Pressionado, o Palmeiras busca se organizar na expectativa de retomar as vitórias.
FLAMENGO 4 X 2 PALMEIRAS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo H Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Renda: R$ 763.125,00
Público: 16.318 pagantes; 21.082 presentes
Cartões amarelos: Negueba e André Santos (Flamengo); Josimar, Juninho, Henrique e Mendieta (Palmeiras)
Gols: Wesley, aos 10min do primeiro tempo, Paulinho, aos 13min do primeiro tempo, Henrique, aos 30min do primeiro tempo, Marcio Araujo, aos 4min do segundo tempo, Alecsandro, aos 14min e 27min do segundo tempo
FLAMENGO
Felipe; Luiz Antonio, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Marcio Araujo e Negueba (João Paulo); Nixon (Mugni), Paulinho e Alecsandro
Técnico: Jayme de Almeida
PALMEIRAS
Fernando Prass (Bruno); Wendel (Mendieta), Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Josimar, Wesley, Serginho (Marquinhos Gabriel) e Valdivia; Leandro e Henrique
Técnico: Gilson Kleina
Com Uol Esportes