29
Dos 223 municípios, apenas 57 não registraram casos de dengue neste ano na Paraíba. Ao todo, foram 3.419 casos suspeitos registrados em 166 cidades. Foram 708 diagnósticos confirmados, 649 descartados e os demais ainda estão sob investigação. Oito pessoas apresentaram o estado grave da doença. Os dados foram divulgados na quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). As estatísticas são referentes ao período de 1º de janeiro a 24 de maio 2014.
De acordo com o órgão, houve uma redução de 58,27% no número de notificações em relaçao ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 8.193 registros da doença. Em 2014, as principais vítimas foram adultos com idades entre 20 e 49 anos. Em seguida, apareceram as crianças e adolescentes nas faixas etárias de 10 a 19 anos.
Desde o começo do ano, cinco pessoas já perderam a vida em decorrência da dengue na Paraíba. Os óbitos foram registrados nas cidades de João Pessoa (1), Campina Grande (2), Cruz do Espírito Santo (1) e Cuité (1). Além disse o, outras quatros mortes que ocorreram nos municípios de Esperança, Patos, Araruna e São José do Bom Fim, também vêm sendo investigadas, porque existe a suspeita que tenham sido provocadas também pela doença.
Para evitar o aumento dos casos, a SES intensificou as ações de combate à doença junto com os municípios. Um total de 910 profissionais de saúde recebeu capacitação para agilizar o diagnóstico e o tratamento da dengue. Além disso, equipes do Governo do Estado estão visitando cidades do interior para discutir o assunto com os gestores municipais.
“Estamos orientando as equipes de saúde e analisando os dados junto com os municípios, para mostrar quais ações devem ser trabalhadas. Visitamos as condições da atenção à saúde, visitamos unidades de saúde, hospitais e até a organização das vigilâncias epidemiológica e ambiental das cidades”, disse Izabel Sarmento, técnica de vigilância em agravo da SES e responsável pelo combate à dengue no Estado.
Nathielle Ferreira
Jornal da Paraíba