26
A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, recebeu a visita do deputado estadual Francisco Quintans, nesta sexta-feira (29). Na ocasião, o parlamentar entregou um documento à magistrada, requisitando, em caráter excepcional, a designação de um juiz para a Comarca de Sumé.
De acordo com o deputado, os comerciantes locais pediram a sua intervenção junto ao Governo, Ministério Público e Poder Judiciário, para que fossem deslocados delegado, promotor e juiz para a comarca. Houve até um protesto de estudantes, que bloquearam a BR 412 para chamar atenção das autoridades. “Estou aqui para transmitir os sentimentos da população, pois considero a região do Cariri a mais violenta da Paraíba. Sabemos das dificuldades do Tribunal, e do déficit de juízes, mas confiamos na sensibilidade da presidente para uma providência”, disse o parlamentar.
A presidente explanou sobre as dificuldades e da necessidade de concurso para a magistratura, mas citou algumas medidas adotadas pela Diretoria de Segurança Institucional, a exemplo do recolhimento das armas nos Fóruns, para diminuir a vulnerabilidade das unidades. “Sabemos que o problema de segurança é nacional e precisamos tomar medidas drásticas para coibir a violência, mas não há possibilidade de ter um magistrado titular. Contudo, vou traçar um plano estratégico para que o juiz permaneça mais tempo na comarca, e aliviar o sentimento de insegurança da população”, afirmou a desembargadora Fátima Bezerra.
VITRINE DO CARIRI
Gabriella Guedes