16
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da Instituição, na cidade de Monteiro, colocou no mercado de trabalho mais 122 profissionais das áreas de Ciências Humanas e Exatas. A assembleia solene de Colação de Grau foi realizada no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito e teve como Paraninfo Geral o professor José Joelson Pimentel, diretor do CCHE.
Além dos formandos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e dos cursos de Letras-Português, Letras-Espanhol e Matemática, também receberam o grau acadêmico novos professores do curso de Pedagogia/Parfor – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. O curso formou professores que já atuam na educação básica em cidades do Cariri paraibano.
A solenidade de colação de grau foi presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva. Palavras como emoção, perseverança, dificuldades, sonhos e vitória marcaram toda a solenidade que foi prestigiada pela professora Adalgisa Rasia, coordenadora Geral do Parfor/UEPB; pelo pró-reitor adjunto de Gestão Financeira, Ulices Albino de Farias; pela professora Kelly Cristina Rodrigues, que representou a secretaria de Educação de Monteiro; além dos familiares e amigos dos formandos.
O formando Rogério Rodrigues de Lima, do curso de Licenciatura em Pedagogia, foi incumbido da tarefa de prestar o juramento, enquanto a formanda Janaína Aires da Silva, do curso de Licenciatura em Letras, foi a Oradora das turmas concluintes. Em seu discurso, ela agradeceu aos professores e familiares por fazerem parte de um momento inesquecível na vida dos formandos. Emocionada, ela fez um resumo da caminhada dos concluintes, sempre visando construir um futuro melhor. Também fez referência a crise que a UEPB atravessa e conclamou a comunidade acadêmica a lutar por uma educação de qualidade. A oradora foi agraciada com um kit de livros publicados pela Editora da UEPB.
Escolhido como paraninfo geral das turmas concluintes, o diretor do Câmpus VI, professor José Joelson Pimentel de Almeida fez um discurso emocionado e começou a sua fala compartilhando o momento com os professores, técnicos administrativos e familiares. Joelson agradeceu a escolha do seu nome e disse que ter sido escolhido como paraninfo foi um ato emblemático e ressoou como um reconhecimento pelo que ele já realizou como diretor do CCHE.
O homenageado também fez referência a sua gestão e disse que dirigir o Câmpus VI foi uma tarefa árdua, porém gratificante, marcada por desafios e conquistas. Ele disse que durante todo o tempo a frente do Câmpus procurou fazer o melhor trabalho para que os alunos tivessem o melhor ambiente de estudo e os professores e técnicos, pudessem exercer suas funções de maneira agradável. “Foi assim que trabalhei durante esses quatro anos de forma serena e responsável, promovendo condições para a realização de atividades culturais e de extensão, pesquisa e ensino”, disse.
Ao se referir aos formandos, o professor José Joelson citou o histórico de sucesso alcançado pelos alunos que passaram pelos cursos do Câmpus de Monteiro, que conseguiram ingressar em cursos de Mestrado e outros programas de pós-graduação oferecidos por instituições da Paraíba e de outros estados brasileiros. Nessa trajetória de vitórias, também conseguiram obter êxito em concursos públicos e ingressar em empresas da iniciativa privada.
Presidente da solenidade, o professor Eli Brandão norteou o seu discurso em três palavras: oportunidades, limites impostos pela realidade e escolhas feitas por cada ser humano. Ele parabenizou os formandos pela realização do sonho de cada um e disse que a Colação de Grau se constituiu no fechamento de mais um ciclo na vida dos novos profissionais. O momento, segundo Eli, era de celebração, projeção de futuro e de esperança. Após os discursos dos professores, foi realizada a conferência do grau acadêmico, conferido por cada professor coordenador de curso.
Assessoria