31
O Corinthians conseguiu estragar a festa dos santistas, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro. Em clima de euforia por causa da reestreia de Robinho, o time da baixada perdeu por 1 a 0, com gol de Gil no finalzinho da partida, aos 38 minutos do segundo tempo. A derrota marcou a quebra da invencibilidade do Rei das Pedaladas contra o rival – nas duas outras passagens pela baixada nunca havia perdido, eram oito vitórias e um empate.
Com o resultado, a equipe do Parque São Jorge foi para 27 pontos e agora é o terceiro da tabela do Campeonato Brasileiro, que tem Cruzeiro e Internacional como líder e vice-líder, respectivamente. Já o Santos, com 20, deve terminar a décima quarta rodada da competição na sétima posição – ainda há três jogos às 18h30.
Além da volta do atacante, o duelo foi marcado pelo clima quente dentro de campo. Com empurrões de um lado, carrinhos do outro, e uma certa dose de exagero dos atletas, que aumentavam a pancada, o juiz distribuiu cartões amarelos no primeiro tempo: foram três para os corintianos e quatro para os santistas – Alison tomou dois e foi expulso no último minuto antes do intervalo, desfalcando o esquema montado por Oswaldo de Oliveira.
Apesar do jogo truncado, a nova-velha estrela da equipe da Vila Belmiro conseguiu arrancar sorrisos e aplausos da torcida com boas jogadas e lances ousados. Toque de letra, tentativa de rolinho e outros dribles. Nem ele passou em branco das discussões e se desentendeu com Guilherme Andrade, do lado esquerdo do gramado, na primeira etapa.
Mesmo com um a menos, o Santos voltou melhor para o segundo tempo e deu trabalho, especialmente nos primeiros minutos. A melhor jogada saiu dos pés de Robinho, em uma bobagem feita por Guilherme Andrade, que minutos depois foi substituido por Ferrugem. O lateral que entrou como titular recuperou a posse, mas perdeu dentro da área, deixando o camisa 7 cara a cara com Cássio, mas a bola passou ao lado da trave direita do gol.
O Corinthians só conseguiu ficar mais tempo com a bola justamente depois que o craque foi substituido, aos 35 minutos da segunda etapa – Ferrugem também ajudou a melhorar o jogo. Oswaldo de Oliveira optou por colocar Geuvânio em campo e quatro minutos depois viu seu time tomar o único gol do confronto. O zagueiro Gil subiu na área e marcou de cabeça, garantindo os três pontos para o alvinegro da capital.
Os dois times voltam a campo, pelo Brasileiro, no próximo fim de semana, para enfrentarem Bahia e Cruzeiro, no sábado e no domingo, em casa e fora, respectivamente Corinthians e Santos. Enquanto o time de Mano Menezes terá a semana inteira para se preparar, a equipe de Robinho ainda tem Copa do Brasil no meio da semana. O clube recebe o Londrina, na quarta-feira, na Vila Belmiro.
Briga de torcida
Poucas horas antes do início da partida, torcedores entraram em confronto no entorno da Vila Belmiro. Pelo menos 200 santistas cercaram a entrada dos visitantes quando os pouco mais de 50 corintianos que chegavam ao estádio, e a briga começou.
Os policiais militares que faziam a segurança do jogo tiveram de usar bala de borracha e spray de pimenta para acabar com a confusão. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, mas ninguém foi preso. No túnel da entrada da cidade, alguns santistas foram parados pela polícia, com rojões e outros materiais que carregavam para o jogo.
Apresentação do craque
Uma hora antes do clássico contra o Corinthians começar, o Santos decidiu apresentar o seu novo reforço para a torcida. Robinho, ou o Rei das Pedaladas, como era chamado no alto-falante, entrou no gramado da Vila Belmiro, acompanhado por seus dois filhos e foi festejar perto das arquibancadas, ainda vazias em boa parte dos lugares.
O craque, que fez sua estreia neste domingo, correu por todas as partes e jogou camisas do clube e bolas para os torcedores que chegaram cedo. Antes, um vídeo foi apresentado no telão do estádio, com imagens do jogador.
“Ô le le, ô la la, o Robinho vem aí e o bicho vai pegar”, gritavam os poucos torcedores que já tinham entrado na Vila para acompanhar o duelo.