26
A seca que assola a região do Cariri afeta diretamente a população, principalmente o bolso dos pequenos agricultores que dependem das chuvas para poder sobreviver. O programa Garantia Safra tem beneficiado centenas de famílias fornecendo uma ajuda extra para cada agricultor.
Os gestores municipais são responsáveis por depositar uma contrapartida que varia de acordo com o número de agricultores cadastrados no programa em cada cidades. O Delegado do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ranyfábio Cavalcante, afirmou que os municípios que pagaram todas as parcelas do Garantia Safra são: Amparo, Assunção, Boqueirão, Camalaú, Cabaceiras, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, Santo André, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Taperoá e Zabelê.
Na lista que nosso portal teve acesso consta que as prefeituras de Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Caturité, Desterro, Soledade e São João do Tigre ainda não realizaram o depósito da última parcela que corresponde ao mês de agosto. Os municípios que ainda estão inadimplentes com o programa são: Livramento que deve quatro parcelas, Juazeirinho que deve três parcelas, Prata e Serra Branca que devem cinco parcelas e Parari que não fez o pagamento de nenhuma parcela.
Em nota o Secretário de Agricultura de Livramento, Leonardo Ventura, justificou que o município está em débito com o Garantia Safra porque a Prefeitura não recebeu os boletos que são necessários para realizar o pagamento das últimas parcelas. O Secretário também confirmou que a dívida foi repactuada e que o pagamento será feito até outubro.
As cidades contempladas e que já constam na relação do Diário Oficial da União são: Amparo – 236 beneficiados Congo – 587 beneficiados, Coxixola – 298 beneficiados, Gurjão – 460 beneficiados, Monteiro – 1.629 beneficiados, Santo André – 529 beneficiados, São João do Cariri – 577 beneficiados, São Sebastião do Umbuzeiro – 590 beneficiados, Zabelê – 261 – beneficiados.
O Delegado do MDA, Ranyfábio, relatou a nossa reportagem que os prefeitos têm até o mês de outubro como prazo máximo para realizar o pagamento. Ele também lembrou que quanto mais a Prefeitura demorar a pagar a contrapartida, mais atrasará a liberação do benefício junto aos agricultores.
Para ter acesso a essas informações basta entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário clicando aqui. O Garantia Safra este ano será no valor de R$ 850, que será dividido em 5 parcelas, no valor de R$ 175 cada. Trata-se de um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem por objetivo garantir renda mínima a agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade.
Tem direito ao benefício, agricultores que tiveram perdas de, pelo menos, 50% da produção. A indenização é paga em até 5 parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos da Caixa.
Com De Olho no Cariri