20
O deputado estadual Assis Quintans foi o entrevistado deste sábado (16) do programa Revista Independente, da IND FM (107.7 FM). O parlamentar participou da série de entrevistas realizada pelo programa sobre os desafios do próximo governador da Paraíba no Cariri e Seridó Paraibanos. O tema desta semana foi segurança hídrica e a seca que assola o Cariri, mais precisamente a redução rápida do volume de água do Açude Cordeiro, no Congo, predominou o debate.
Quintans afirmou que vai apresentar nos próximos dias uma proposta técnica de alternativa para evitar um colapso no abastecimento da região do Cariri. Segundo ele, uma ligação do Açude Zé Tourinho, em Camalaú, até o açude do Congo ou do Açude Sumé à estação de distribuição de água da adutora do Congo, garantirá segurança hídrica para o Cariri pelo menos para durante o ano 2015.
Quintans criticou a gestão do Governo junto a CAGEPA e o desperdício que permite num período de seca como o vivenciado na região. “Já vi vários casos onde a população denuncia a Cagepa que há um cano estourado em uma rua e o órgão manda sua equipe técnica para resolver o problema 4 a 6 dias depois. O quantitativo de água que é desperdiçada na Paraíba faz muita diferença nesse período de seca e de falta de recargas em nossos mananciais”, explicou Quintans.
O deputado ainda destacou que o próximo gestor do Estado precisará investir muito na preparação das cidades para receber as águas do Rio São Francisco. “O atual governo fez festa em muitas cidades da Paraíba para autorizar ordens de serviço de obras de esgotamento em diversos municípios paraibanos, mas o que se vê são obras paralisadas ou andando muito vagarosamente. Dessa forma, as águas do Rio São Francisco passarão as portas da Paraíbas e não chegarão às casas das pessoas”, observou Quintans.
De Olho no Cariri