35
O governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação ‘A Força do Trabalho’, afirmou, na tarde desta quarta-feira (3), que apoia o Plebiscito Popular que será realizado até o dia 7 com o intuito de verificar se a população deseja ou não a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para realizar a reforma política no Brasil.
Para Ricardo, só a comunidade e a sociedade civil organizada têm forças para ‘arejar’ o sistema político brasileiro e, consequentemente, promover mudanças que ampliem a participação popular nas decisões saídas de assembleias, câmaras e poderes constituídos.
“É a partir da manifestação popular que surge uma sociedade mais justa e igualitária. Os filhos do povo sabem das suas potencialidades, entretanto, esbarram em várias questões que acabam dificultando a participação popular na construção de um Brasil com oportunidades”, disse Ricardo em nota postada nas redes sociais.
Com uma história de militância nos movimentos sociais, Ricardo disse ter entrado na política para cuidar das pessoas e da coisa pública, e lembra que, na Paraíba, promoveu o encontro entre as pessoas e a coisa pública, por meio de um instrumento plebiscitário: o orçamento democrático.
“Fico feliz porque a Paraíba aprendeu a exercer a cidadania plena, com a troca de conhecimentos que nos permitiu dar maior objetividade e solucionar entraves em diversas áreas. Por isso, apoio de forma veemente à participação popular, por meio da Constituição Brasileira, sobre os rumos da vida política nacional. Como diz o compositor, ‘quem sabe faz a hora’ Este é o momento certo para que os paraibanos e brasileiros organizem uma luta que não vai ser fácil”, observou Ricardo.
Confira a nota de Ricardo Coutinho na íntegra:
Reconhecer o poder do povo e sua legítima participação nas grandes decisões de um Estado ou um País é primordial para o exercício pleno da democracia. Como este plebiscito popular que discute a soberania do sistema político e as necessárias mudanças constitucionais.
Nasci pautado pelos movimentos sociais, entrei na política para cuidar das pessoas e da coisa pública. Na Paraíba, promovemos, na prática, o encontro entre as pessoas e a coisa pública, por meio de um instrumento plebiscitário: o orçamento democrático.
Fico feliz porque a Paraíba aprendeu a exercer a cidadania plena, com a troca de conhecimentos que nos permitiu dar maior objetividade e solucionar entraves em diversas áreas.
Por isso, apoio de forma veemente à participação popular, por meio da Constituição Brasileira, sobre os rumos da vida política nacional. Como diz o compositor ‘quem sabe faz a hora’. Este é o momento certo para que os paraibanos e brasileiros organizem uma luta que não vai ser fácil
Só a comunidade e a sociedade civil organizada têm forças para dar uma arejada nesse sistema político atual, e promover mudanças que ampliem a participação popular nas decisões saídas de assembleias, câmaras e poderes constituídos. Ou, votar a favor de uma constituinte exclusiva e soberana composta por mulheres e homens eleitos para mudar o sistema político, para garantir e validar projetos de lei de iniciativa popular.
Os cidadãos paraibanos já conhecem a importância dessa garantia de participação popular nos encaminhamentos do orçamento democrático. Eles que decidem para onde vai, como vai, quanto vai cada centavo investido pelo governo.
É a partir da manifestação popular que surge uma sociedade mais justa e igualitária. Os filhos do povo sabem das suas potencialidades, entretanto, esbarram em várias questões que acabam dificultando a participação popular na construção de um Brasil com oportunidades.
Diante desse quadro, de situações adversas, é louvável a discussão proposta pelo ‘Plebiscito Popular por uma Assembleia Nacional Constituinte’. Mesmo com os entraves, muitos deles respaldados por lei, a manifestação popular resiste e se organiza para garantir a participação de todos nas decisões importantes para o País.
Manifestações recentes apontam para a necessidade de mudanças na legislação. É com esse intuito que a gente se une para elaborar essa proposta do plebiscito que vai garantir a opinião de todos em questões fundamentais para o destino dos brasileiros.
Ouvir a população e com ela definir os caminhos e as ações prioritárias para a nossa Paraíba era sonho antigo que conseguimos realizar. A figura do gestor encastelado, autoritário e distante nunca fez parte dos nossos ideais. Sou um homem da democracia e da transparência.
Assessoria