34
A 6º edição do Festival do Mel acontece entres os dias 19 e 20 de setembro na cidade de São José dos Cordeiros. Além da programação social que está recheada com grandes atrações musicais a prefeitura promoverá exposições sobre a apicultura e áreas afins em palestras e oficinas realizadas durante os dias de festa.
Na quinta-feira (18), a programação tem início com o tradicional Concurso da Garota do Mel e a Mini Maratona do Mel, concursos que já estão incluídos oficialmente no evento. “Estamos ansiosos para realização de mais uma edição deste evento comprometido com a classe apicultora e com todos os cordeirenses. A cada ano movimentamos a economia local e proporcionamos para os apicultores a oportunidade de discutir temas relevantes na área em que atuam. Convido toda a população do Cariri a se fazer presente para prestigiar um dos maiores festivais da região”, afirma Fernando Queiroz.
Na sexta-feira (19), a programação técnica será iniciada com a abertura oficial da 6º edição do Festival do Mel que contará com palestras as quais apresentarão discussões importantes para os apicultores como diversificação da produção apícola com foco na apitoxina, mortalidade das abelhas devido o uso de agrotóxicos e apiterapia clínica.
Dentro da programação do Festival, também irá acontecer o 1º Encontro dos presidentes de associações apícolas e melíponas da Paraíba com o tema “Importância da Federação Paraibana de Apicultura e Meliponicultura no desenvolvimento da atividade no estado”.
Outro ponto forte nesta edição do Festival do Mel são as oficinas sobre a Importância Ambiental e econômica da Criação de Abelhas sem ferrão na região do semiárido (Meliponicultura), Artesanato com Cera e Produção de Própolis no Semiárido.
SEXTA-FEIRA – 19/09/14
08:00 AS 09:00 HS – Inscrição
09:00 AS 09:30 HS – Abertura Oficial do Evento
09:30 AS 12:00 HS – PALESTRA
TEMA: DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO APÍCOLA COM FOCO NA APITOXINA.
PALESTRANTE: JOAZ FERREIRA DA SILVA (Apicultor, Coordenador do Núcleo de Apicultura da COOAFES/RN e Palestrante na Área de Apitoxina)
12:00 AS 14:00 HS ALMOÇO
14:00 AS 16:00 HS
SALA 1 – Importância Ambiental e econômica da Criação de Abelhas sem ferrão na região do semiárido (Meliponicultura)
LOCAL: Colégio Estadual Bartolomeu Maracajá
Instrutor: Leon Denis Batista do Carmo (EMEPA/SENAR/PB)
SALA 2 – Artesanato com Cera
Instrutores: Professor Josenildo Quirino Dias (UFPB/SENAR-PB) e Cristina Barbosa de Sousa (Técnica do CRAS de São José dos Cordeiros)
LOCAL: Colégio Estadual Bartolomeu Maracajá
SALA 3 – Produção de Própolis no Semiárido
Instrutor: Professor Joaquim Efigênio Maia Leite (EMEPA/SENAR-PB)
LOCAL: Colégio Estadual Bartolomeu Maracajá
SÁBADO – 20/09/2014
09:30 AS 10:00 HS – INSCRIÇÕES
10:00 AS 11:00 HS – PALESTRA
TEMA: MORTALIDADE DAS ABELHAS DEVIDO O USO DE AGROTÓXICOS.
PALESTRANTE: MAURIZETE CRUZ (Professora da UFPB Campus de Bananeiras com Mestrado em Produção de Animais e Especialização em Apicultura)
11:00 AS 13:00 HS – 1º ENCONTRO DOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES APICOLAS E MELÍPONAS DA PARAÍBA E IMPORTÂNCIA DA FEPAM (FEDERAÇÃO PARAIBANA DE APICULTURA E MELIPONICULTURA) NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO ESTADO.
PALESTRANTE: JOAQUIM EFIGÊNIO MAIA LEITE (Técnico da EMEPA/PB e Vice-Presidente da FEPAM)
13:00 HS – ALMOÇO
14:00 HS – ESPAÇO APITERAPEUTA (PALESTRA/TERAPIA)
TEMA: APITERAPIA CLÍNICA
( Área dos Stands)
PALESTRANTE: EDIVALDO FERREIRA PACHECO FILHO (Apicultor desde 1984, curso de apicultura pela UNB(Brasília/DF) e Apiterapeuta Clínico desde 2006, curso de Apiterapia pelo INLA( Instituto Latino Americano de Apiterapia(Chile) e Membro da Sociedade Brasileira de Apiterapia).
OBS: Após a palestra, terá apresentação prática da APITERAPIA na área dos Stands.