25
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Dias Toffoli proclamou, na noite desta terça-feira (16) o resultado favorável da corte ao registro do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador da Paraíba pela Coligação A Vontade do Povo. No placar final, prevaleceram votos contra .
Quatro ministros já tinham se manifestado favoravelmente à candidatura de Cássio, na sessão do último dia 11. O relator do caso, Gilmar Mendes, num consubstanciado voto, não reconheceu o Recurso Ordinário movido pela Coligação A Força do Trabalho e outros. Mendes foi acompanhado pelo próprio presidente do TSE, Dias Toffoli, João Otávio de Noronha e Tarcísio Vieira.
Na sessão desta terça, a ministra Luciana Lóssio emitiu seu voto favorável a Cássio, seguindo o relatório do ministro Gilmar Mendes. Luiz Fux, sem ressalvas, disse acompanhar o voto do relator. Já a ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura abriu divergência, por entender que o prazo para inelegibilidade deve contar a partir do segundo turno da eleição.
Com a decisão quase que por unanimidade, o registro da candidatura do senador Cássio Cunha Lima supera todas as manobras jurídicas da oposição, no sentido de levar a eleição deste ano para o tapetão. Da região do Vale do Piancó e de Itaporanga, onde cumpriu agenda de campanha, no circuito de visitas a seis municípios nesta terça-feira, Cássio Cunha Lima comemorou a consolidação de sua vitória.
– Vence a democracia! Vence a soberana vontade do povo e seu direito sagrado de se manifestar nas ruas. Vamos à vitória! – celebrou o candidato tucano ao Governo do Estado.