32
Após aprovação do nome do senador paraibano Vital do Rêgo para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União no Senado e na Câmara Federal, o primeiro suplente, o empresário e economista Raimundo Lira deverá assumir a titularidade e será o novo representante da Paraíba no Congresso Nacional. Com a mudança, o ex-vereador e atual presidente do Clube Cabo Branco, em João Pessoa, Tavinho Santos, passará a ocupar a primeira suplência.
Raimundo Lira nasceu no município de Cajazeiras, no Sertão, a 468 km da Capital, no dia 16 de dezembro de 1943. Filho de José Augusto Lira e França Oliveira Lira, iniciou os estudos no colégio Salesiano Padre Rolim, ainda em Cajazeiras, e fez o secundário na Escola Preparatória de Cadetes do Exército Brasileiro. Formou-se em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e foi presidente do CEU (Clube dos Estudantes Universitários), quando realizou uma ampla reforma na sede social do clube em Campina Grande.
Lecionou Economia Brasileira na Universidade Regional do Nordeste, hoje Universidade Estadual da Paraíba, e foi vice-presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado da Paraíba S/A (Paraiban).
Em 1986, lançou candidatura a senador pelo PMDB, sendo eleito e permanecendo no cargo até 1995, Não tendo conseguido se reeleger. Voltou à esfera política em 2010 quando foi eleito suplente de Vital do Rêgo.
Atualmente residindo em Brasilia, consolidou-se na atividade privada como investidor na área de concessionárias automobilísticas.
O empresário já recebeu várias homenagens, como Medalha do Pacificador; Medalha do Mérito Tamandaré; Ordem do Rio Branco, no Grau de Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no Grau de Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval, no Grau de Oficial Suplementar; Ordem do Mérito Aeronáutico, no Grau de Grande Oficial; e Título de ‘O Melhor Conferencista’ da Universidade Regional do Nordeste, em 1980.
Portal Correio