36
Em um ano, dois matadouros privados e clandestinos foram fechados na cidade de Serra Branca. Desta vez, o matadouro pertencente ao senhor Ivo Honorato foi fechado em uma operação conjunta da Sudema, Polícia Civil e Defesa Agropecuária. O motivo do fechamento é a falta de autorização para funcionamento do matadouro e consequente falta de inspeção da carne abatida no local.
Segundo o delegado Dr. Rodrigo Monteiro, os crimes lá verificados atentam contra o meio ambiente e contra a saúde pública. “Lá, Klebson, os animais são abatidos sem adequada higiene, “urubus” foram vistos próximo às carnes abatidas, a água que lavava os animais era levada a um poço e de lá saia uma tubulação que levava essa água sabemos lá para onde. O fato é que a população consumia uma carne sem procedência e as autoridades de fiscalização não podiam fechar os olhos para esse descaso”, pontuou o delegado.
O matadouro de Ivo Honorato é o único atualmente existente em Serra Branca e, segundo denunciam os marchantes, segue o padrão da maioria dos demais matadouros da região do Cariri e até da Paraíba. “Se fecharam o abatedouro de Serra Branca, por que não fecham o de Sumé e de outros municípios que possuem igual estrutura. O Poder Público Municipal não se preocupa com a questão, vem uma pessoa e investe na criação de um espaço e no final sai como criminoso. Isso é um absurdo”, protestou um antigo marchante conhecido por Soledade.
Na região do Cariri, poucos abatedouros de carne seguem o padrão da Vigilância e órgãos afins e os poderes públicos fecham os olhos para o problema. Enquanto isso, animais serão abatidos muitas vezes em fundo de quintal, sem a menor condição de higiene e a população continuará penalizada com a prática.
De Olho no Cariri