36
Quem vai construir, reformar ou solicitar ligações novas de energia na Paraíba deve ficar atento: a partir de 2 de janeiro de 2015, os modelos de padrão de entrada para baixa e média tensão vão mudar.
Para medidores individuais em baixa tensão, como o da maioria das casas, somente serão aceitas caixas de material plástico, com tampa reta de material translúcido, com o compartimento destinado à instalação do disjuntor e com acesso unicamente pela frente. Padrões metálicos ou de qualquer outro material não poderão ser utilizados. As mesmas características valem para as medições coletivas em baixa tensão, comuns em condomínios, por exemplo.
Para as medições indiretas em baixa tensão, serão aceitos apenas quadros ou armários de material metálico, com configuração em monobloco para alocação do disjuntor, transformadores de corrente e medidor, sendo que cada compartimento deve possuir tampa exclusiva. Já para as medições indiretas em média tensão, as caixas deverão ser de material metálico, prevendo a instalação do medidor e do sistema de telemedição.
Os padrões atuais serão aceitos até o dia 30 de abril de 2015, exceto no caso de medições coletivas em baixa tensão, cujo prazo é 30 de dezembro de 2015.
Com Portal Correio