34
Nesta quinta-feira (15) o novo comandante do 11º batalhão de Polícia Militar de Monteiro, Coronel Simão, concedeu uma entrevista a Rádio Independente FM para falar sobre o planejamento tático que a PM pretende colocar em prática nesta nova gestão.
De acordo com o comandante, a PM irá realizar várias operações para coibir o crime e evitar acidentes. Alguns exemplos citados pelo coronel Simão, são os das Operações Divisa e Corredor Seguro, na qual várias viaturas operacionais são dispostas ao longo de toda BR 412 e nas cidades fronteiriças para evitar a entrada de armas e drogas na região. “O objetivo dessa operação é identificar veículos e motoristas irregulares para evitar possíveis acidentes e combater a entrada de armas e drogas em todas as cidades do Cariri”, afirma o comandante.
O comandante ainda afirmou que esteve em reunião com o Ministério Público de Monteiro a fim de desenvolver ações integradas com as polícias Civil e Rodoviária Federal para garantir a segurança da população do Cariri. Com relação aos roubos e furtos recorrentes na região não só nas agências bancárias, mas também nos estabelecimentos comerciais, o comandante declarou que alguns PMs estão sendo capacitados com um nível de inteligência policial efetivo para realizar o monitoramento e algumas atividades de repressão qualificada.
O tenente Cavalcante, responsável pela CIA de Serra Branca, também participou da entrevista e destacou o trabalho que a PM realizou no ano passado, principalmente com referência as blitz educativas no trânsito. “Realizamos o trabalho de prevenção e vamos fazer também o trabalho de repressão. O problema encontrado é o fato de não possuirmos aqui em Serra Branca um depósito judiciário”. Segundo o tenente, os veículos irregulares apreendidos com menores, condutores sem habilitação, sem capacete ou alcoolizados, não possuem um local especifico para serem deslocados fato que dificulta a ação da polícia.
Ainda assim, os representantes da segurança pública prometeram atacar as irregularidades cometidas nos municípios com relação a “corridas”, barulho não permitido e manobras bruscas praticados em boa parte dos casos por menores de idade.
Somente em 2014, os números apontam que 34 veículos foram roubados no Cariri e 34 recuperados. O bom trabalho que a polícia vem desenvolvendo reflete numa qualidade de vida da comunidade. “Pedimos o apoio da população também para que contribua com nosso trabalho fornecendo informações, não existe segurança pública efetiva sem a comunidade. Por isso estamos disponibilizando um email para que as pessoas possam denunciar os possíveis crimes e assim garantiremos uma maior sensação de segurança para todos”.
O comandante destacou que está comprometido em combater o crime no Cariri e já solicitou inclusive a presença de rondas da ROTAM para fazer um trabalho especializado na região e 30 novos policiais militares estão sendo formados no 11º BPM.
De Olho no Cariri