29
Um episódio recorrente na região do Cariri é a presença de cães abandonados ou perdidos, que vivem nas ruas sujeitos a todo risco de doenças, acidentes e maus tratos. Os animais geralmente ficam em grupos perambulando pelas ruas das cidades a procura de comida e abrigo. Como foi registrado na imagem enviada por um leitor, no município de Serra Branca.
Em dezembro do ano passado o vereador Renan Mamede, acionou o Ministério Público para resolver o problema de cães abandonados pelas ruas da cidade. Dois meses já se passaram e nenhuma providência foi tomada a fim de dar solução ao caso.
No centro de Boa Vista não é diferente o estudante Ítalo Albuquerque relatou a nossa reportagem que a cena já se tornou comum no município. “Rotineiramente nos deparamos com esse episódio, animais que chegam numa condição lamentável sem higiene ou cuidados necessários de sobrevivência”, afirmou o estudante.
A maior dificuldade encontrada pelos órgãos responsáveis é a ausência de um canil na região do Cariri. Para amenizar a situação, muitas pessoas sentem compaixão pelos animais e acabam fornecendo alimentação nas calçadas de suas casas, mas isso não é o bastante.
“Cachorrada” nas ruas de Serra Branca
É preciso que sejam criadas políticas públicas de atenção e assistência a esses bichinhos que por conta do abandono padecem nas ruas. “Além do bem estar desses animais ficar comprometido, o abandono representa um grave problema para a sociedade, pois esses bichos podem ser fontes de poluição, portadores ou transmissores de doenças” declara o veterinário Bruno Rodrigues.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados em todo país. Estima-se que para cada dez cães abandonados, apenas um consiga um novo lar. O abandono de animais ou maus tratos é crime enquadrado em Lei Federal, assim como deixar sem água ou comida, preso permanentemente ou negar assistência.
De Olho no Cariri