Home Notícias CGU aponta falhas no transporte e merenda em municípios da Paraíba

CGU aponta falhas no transporte e merenda em municípios da Paraíba

by Redação
0 comment
A Controladoria Geral da União apontou irregularidades na oferta de transporte e merenda de alunos da rede municipal de ensino na Paraíba. No ano passado, a CGU denunciou que a deficiência do transporte escolar afetava, sobretudo, os alunos que residiam na zona rural do município de Baía da Traição. De acordo com o relatório elaborado pelo órgão, no que diz respeito ao Programa Nacional de Transporte Escolar, não houve comprovação de oferta de transporte a todos os alunos residentes na zona rural.

Também no ano passado, a CGU constatou que os veículos utilizados pela Prefeitura de Tavares para transporte de alunos estavam em desacordo com o Código Nacional de Trânsito (CTB). Os veículos não dispunham de cobertura de sol e chuva e impactos para os alunos e sem apresentar cintos de segurança em número igual à lotação. Além disso, verificou-se em inspeção a existência de condutores não habilitados. A prefeitura justificou que a irregularidade já teria sido sanada e que atualmente o transporte é feito pelos ônibus do programa Caminhos da Escola, restando apenas sete caminhonetes transportando estudantes da zona rural nas localidades em que o acesso não é possível ser feito com veículos fechados.

Na Baía da Traição, em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, foi detectada a ausência de oferta de merenda aos alunos do município. Segundo a equipe de fiscalização, em função disso, os alunos estavam sendo liberados antes do final do horário do turno da manhã.

O QUE DIZ A FAMUP
O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, acredita que em 90% dos casos o gestor comete irregularidades apenas por falta de conhecimento. “Sempre oriento os prefeitos a terem um bom contador e um bom assessor jurídico porque hoje em pequenas falhas eles podem ser acometidos no futuro a pagar por uma orientação errada. Às vezes nem é por má-fé, mas por falta de conhecimento mesmo”, afirmou.

Bolsa Família

A Controladoria Geral da União (CGU) constatou irregularidades no programa Bolsa Família em todos municípios fiscalizados. Foram constatados servidores municipais beneficiários do programa, além de renda per capita superior à estabelecida no programa. Em Picuí, a CGU identificou, além de servidores municipais, aposentados e pensionistas do INSS, integrando famílias beneficiárias do Bolsa Família. 

Enquanto em Tavares foram encontrados indícios de irregularidades no cadastramento de famílias beneficiárias do programa, sem o consequente bloqueio do recebimento do benefício ou a regularização da situação cadastral, em Baía da Traição, a CGU destacou a deficiência de atuação da Instância do Órgão de Controle Social do Programa Bolsa Família no município. 

A partir do cruzamento entre a base de dados do Cadastro Único de janeiro de 2013 com a folha de pagamento do Programa Bolsa Família do mesmo período e com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referente aos meses de janeiro a dezembro de 2011, a CGU constatou a existência de 16 famílias com algum integrante servidor da prefeitura de Bananeiras. Após o confronto com a folha de pagamento da prefeitura relativa ao mês de fevereiro de 2013 esse número caiu para sete famílias. A prefeitura justificou que diante das informações repassadas pela CGU foi enviada uma equipe de entrevistadores do Bolsa Família para verificação dos dados das famílias em questão.

Jornal da Paraíba 

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho