43
O domingo seria especial para o Flamengo no Maracanã, mas o Botafogo deixou um gosto amargo na boca dos rubro-negros com uma vitória por 1 a 0 pelo Campeonato Carioca. Na despedida do lateral Léo Moura – que fez sua última partida oficial na equipe da Gávea após 10 anos de serviço, antes de partir para o Fort Lauderdale Strikers nos Estados Unidos -, os alvinegros levaram a melhor graças a um gol de Tomás. Com uma pitada de sorte: a bola bateu na trave e no goleiro Paulo Victor antes de entrar.
A vitória devolveu o Botafogo à liderança do Carioca, com 19 pontos. Já o Flamengo, com 14, ainda segue dentro da zona de classificação para as semifinais. Na próxima rodada, os alvinegros têm mais um clássico para jogar, contra o Fluminense, enquanto os rubro-negros recebem o Friburguense.
A partida também foi especial para ex-jogadores históricos dos dois clubes, que subiram ao gramado para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Mas foi uma pena que o espetáculo não se refletiu tão bem no começo do jogo. O Botafogo apostou em uma postura mais defensiva e fechou bem os espaços no primeiro tempo, enquanto o Flamengo, sofrendo para criar chances claras, pouco incomodou Jefferson.
Com o Fla tomando controle da bola e o Botafogo apostando suas fichas na marcação, nenhum time fez o goleiro adversário trabalhar, e a maior parte da ação ficou por conta das lesões: Samir e Diego Jardel se machucaram e saíram ainda no primeiro tempo para as entradas de Bressan e Sassá, respectivamente. Jefferson só precisou fazer sua primeira defesa aos 36min, em chute fraco de Marcelo Cirino.
O Botafogo melhorou bem no intervalo, com mais aproximação na frente e jogadas que aproveitaram o pivô de Bill. Paulo Victor teve que trabalhar em uma finalização de Tomás, e Jefferson fez milagre para evitar um gol contra de Diego Giaretta. Carleto também acertou a trave do Flamengo em linda cobrança de falta. A pressão culminou em um chute forte de Tomás de fora da área, que bateu na trave e em Paulo Victor antes de entrar, para definir a vitória botafoguense.
O clássico também teve seus momentos de tensão no segundo tempo depois de uma chegada forte de Gilberto em Arthur Maia, o que gerou um princípio de confusão – no meio da bagunça, Bill deixou um tapa na cara de Bressan, mas o juiz não viu.
O gol do jogo
37min do segundo tempo – Botafogo 1 x 0 Flamengo
Tomás ajeitou de fora da área e chutou forte. A bola explodiu na trave, voltou, bateu no quadril do goleiro Paulo Victor – que ficou sem reação – e entrou
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 FLAMENGO
Botafogo: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho (Diego Giaretta), Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomás e Diego Jardel (Sassá); Jobson (Gegê) e Bill
Técnico: René Simões
Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir (Bressan) e Pará; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Gabriel (Arthur Maia); Marcelo Cirino e Alecsandro (Eduardo da Silva)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos
Botafogo: Roger Carvalho e Gilberto
Flamengo: Bressan e Wallace
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Terra.com.br