62
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciará no próximo sábado a vistoria dos veículos que realizam o transporte dos estudantes em toda a Paraíba. Os veículos serão vistoriados de maneira regionalizada, iniciando-se o processo na comarca de Monteiro, que além dos ônibus que são de responsabilidade daquele município do Cariri, ainda serão analisadas as frotas de Zabelê, Camalaú, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro.
A vistoria, de acordo com o coordenador das vistorias escolares do Detran, José Crisante Neto, deverá ser finalizada em junho, porém, em julho já se iniciarão as vistorias do período 2015.2. “Estas averiguações são semestrais. Elas precisam ser feitas com constância para garantirem a segurança das pessoas que são transportadas diariamente nestes veículos, pois estamos lidando com vidas”, frisou.
José Crisante afirma que os veículos que não forem detectados circulando com os selos de autorização poderão ser apreendidos, já que vários critérios são observados por órgãos distintos. “Nós realizamos a checagem dos ônibus com membros do Ministério Público, Detran, Inmetro e Polícia Militar, analisamos vários itens que precisam estar de acordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito. Por isso, os veículos que não estiverem regularizados, e apresentarem o selo que atesta sua legalidade para o tráfego, poderão ser apreendidos, caso forem parados em uma blitz estadual ou da Polícia Rodoviária Federal”, antecipou o coordenador.
Ele informa que não é possível precisar o número da frota que está disponível para realizar o transporte no Estado, já que novos veículos podem ser incorporados à frota já existente, ou ainda retirados, caso não haja demanda suficiente para circular entre a escola e a localidade para a qual ela está destinada a atender.
“Nas vistorias teremos acesso ao que cada município está exigindo, se houve aumento ou diminuição, pois em determinados casos, um ônibus pode até ser substituído por um menor, que estando dentro das normas técnicas, poderá transitar normalmente”, contou José Crisante.
STTP FAZ INSPEÇÃO DA FROTA
Nas cidades onde o trânsito não é municipalizado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se encarrega de realizar a vistoria do transporte escolar. Nas demais, os órgãos municipais realizarão esta tarefa.
Em Campina Grande, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) está realizando a verificação em 49 veículos, e de acordo com a gerente de transportes Araci Brasil, pelo menos 19 veículos ainda não estão em situação totalmente regularizada.
“Aproximadamente 30 vans já solicitaram a vistoria e foram aprovadas. Nas restantes, faltam alguns itens, como a apresentação de revisão mecânica e a apresentação do uso do tacógrafo em perfeitas condições. Não quer dizer que estes veículos estão na clandestinidade, já que já foi iniciada sua vistoria, mas alguns aspectos precisam ser corrigidos”, disse.
Jornal da Paraíba