24
Como forma de mobilizar e sensibilizar a comunidade umbuzeirense em torno do projeto Plantar Saúde, São Sebastião do Umbuzeiro, realizou o ciclo de debates: abordando primeiramente a temática de uma alimentação saudável e dos malefícios que podem ocasionar o consumo elevado de alimentos industrializados: ricos em açúcar, óleos, gorduras saturadas, e que certamente levam, em especial, a obesidade precoce: infantil, e quais suas consequências para saúde pública. A partir da exibição do Documentário Muito além do peso, e que teve como mediadoras do debate, a participação da Nutricionista Alessandra Reinaldo, que compõe a equipe do NASF, e de Diana Mores, Enfermeira, especialista em Segurança Alimentar, do Centro Nordestino de Medicina Popular, Olinda-PE.
E, portanto, vale a ressalva: se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar. (Sócrates XX a.C)
Outra temática, e que é, o porquê do Projeto Plantar Saúde: As Plantas Medicinais no SUS, mediada pelo Farm. Rivers Douglas membro da equipe do NASF e, do Dr. Celerino Carriconde, do Centro Nordestino de Medicina Popular, Olinda-PE, teve um interesse de todos os presentes à palestra, relatando suas experiências com as plantas medicinais, e dos desenganos com os tratamentos convencionais; da importância da valorização e resgate do saber popular sobre as plantas locais, cada vez mais, em processo de extinção, diante do desmatamento da nossa biodiversidade.
Sendo assim: mais prevenção mais saúde, menos consulta e medicamentos(Farm. Rivers Douglas).
Destacar a participação do Secretário de Saúde Márcio Neves, e da maioria de todas as equipes que compõem a Secretaria de Saúde: médico Cubano, dos ACSs, das enfermeiras e técnicos, dos farmacêuticos, serviços gerais, atendentes, e em especial da população.
As ações em andamento: pesquisa sobre o Uso Popular das Plantas Medicinais, a partir de 100 entrevistas; o Cultivo e Ampliação da Horta de Plantas Medicinais, e da construção do Laboratório de Medicamentos Fitoterâpicos, localizados no entorno daa Secretaria da Agricultura; do estudo de caso com o Grupo do Hiperdia: Tratamento da Diabetes, com o uso de cajueiro-roxo e suco de broto de palma; dentre outros que se seguirão, constituem as ações para implantação do projeto, e alcance de resultados.
Didi Milton