23
O Ministério Público da Paraíba através da promotoria de justiça da comarca de São João do Cariri realizou no final da manhã desta terça-feira, uma inspeção as margens do açude campos, principal manancial que abastece a população da cidade de Caraúbas, para constatar a denuncia realizada através de Vereadores do município da utilização de águas daquele manancial para o uso irregular da irrigação.
Acompanharam a visitação ao açude, o prefeito Pedro Correia, o vereador José Josimar(Bazoca), o secretário da Agricultura, Anselmo da Costa, além do coordenador de comunicação institucional jornalista Eduardo Belo. Após a visita o promotor orientou o vereador que procurasse representar junto ao Ministério Público Federal com seda na cidade de Monteiro, numa ação de investigação para que o órgão responsável pela bacia hidráulica de Campos, n o caso o DNOCS proiba ou suspenda temporariamente qualquer sistema de irrigação que esteja em funcionamento.
O município até pouco tempo não tinha disponibilidade de recursos hídricos, tendo em vista que esta mesmo manancial encontrava-se totalmente seco. Com as últimas chuvas registradas houve um importante aporte hidríco o que tem garantido o abastecimento humano dos moradores da cidade de Caraúbas.
Muitos moradores temem que não haja uma ação eficaz do Ministério Público e do próprio DNOCS para que as pessoas que estão se utilizando deste expediente possam ser punidas a rigor, haja vista, que mesmo com o volume atual a própria CAGEPA alerta para o uso racional da água.
CODECOM