48
Em reunião ordinária realizada na noite desta quarta-feira (29) a Câmara de vereadores de Sumé, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 324/2015 de iniciativa do Poder Executivo, que institui o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Com a aprovação do PL, fica instituído a Política Municipal de Resíduos Sólidos no município, seus princípios, objetivos e instrumentos e estabeleci diretrizes e normas de ordem pública e interesse social para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos e o Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos.
Na oportunidade Marlon Carvalho, Sociólogo responsável pela implantação do Plano no município de Sumé, compareceu a reunião, tirando às duvidas dos vereadores em relação às normas de execução da Política Municipal de Resíduos Sólidos.
O presidente da Câmara, Deocleciano Barbosa (Dró) requereu que fosse concedido voto de aplauso a jovem Catarine Aragão, em reconhecimento em favor da cultura nordestina. Catarine é um destaque nacional, recitando versos e fazendo rimas, está presente nos principais Festivais de poetas em vários Estados do Nordeste, sempre destacando o nome de Sumé, sua cidade de origem. Catarine é hoje uma referencia dentro da cultura, recebendo diversos elogios de grandes artistas do Nordeste, dentro da sua juventude, seu nome vem crescendo, haja vista seu conhecimento e talento cultural.
Foi aprovado durante a sessão, o Projeto 312/2015 de autoria da vereadora Donzilia Martiniana (PMDB) que denomina de Rua Teresina Braz Barros a Rua Projetada no loteamento Novo Sumé, perpendicular com a Rua Josias Galdino da Silva e Rua Democrito Gonçalves de Souza, paralela com a Rua José Rodrigues Sobrinho.
Foi aprovado o Projeto 322/2015 de autoria do vereador José Antônio (PR) que denomina de Divaneide Freitas de Queiroz a Rua Projetada paralela com o Rio Pedra Comprida.
O vereador Danda (PMDB) requereu que fosse encaminhado ao secretário de obras e serviços urbanos, pedido de reforma na quadra de areia do Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino. Danda apresentou ainda, requerimento ao mesmo secretário, que pede que sejam podadas as árvores do Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino.
Na oportunidade Teresa Cristina da APAS-Associação de Proteção aos animais de Sumé, esteve representando a ONG e apresentou aos legisladores o estatuto da Associação.
Ainda durante a sessão o líder do Governo, vereador Leônidas Albino- Bomba (PR) fez uso da palavra, para defender o secretário de saúde do município, o vereador licenciado Antônio Carlos Sarmento, de algumas denuncias envolvendo sua gestão, apresentadas pelo vereador Juan Pereira (PSDB) junto ao Ministério Público Federal.
De acordo com o vereador Bomba e preciso ter cuidado quando se faz uso da palavra, inicialmente para ter respeito com os demais pares e sobre tudo porque nota no vereador Juan Pereira a intenção de antecipar os fatos, “E importante não se precipitar, pois isso leva a irresponsabilidade, o parlamentar tem obrigação de fiscalizas, mas antes de tudo respeitar as pessoas que estão à frente das instituições, não se pode chegar e apresentar tal denuncia sem ter fundamentação, apenas para ser popular, apenas para ganhar Ibope, destacou o líder do Governo.
CARIRI DA GENTE
Cariri em Ação