O vice-prefeito de Sumé, Éden Duarte, participou na última quarta-feira (06), juntamente com o secretário de Agricultura Nilson Brito e a vereadora Donzilia Martiniana (PMDB), de uma reunião com representantes da Embrapa para discutir a implantação da cultura do sisal no município.
De acordo com Waltemilton Vieira Cartaxo (Embrapa), a fibra do sisal, na forma bruta, beneficiada ou industrializada, representa um enorme potencial de gerar empregos por meio de sua cadeia de serviços, que envolve atividades de manutenção das lavouras, colheita, desfibramento, beneficiamento da fibra, industrialização e confecção de artesanato.
Waltermilton Cartaxo destacou ainda que a exploração do sisal tem tudo para dar certo em Sumé, pois está direcionada à agricultura familiar existente no município e sendo implantada dará uma importante contribuição na fixação do homem do campo na zona rural.
Durante a reunião ficou decidido que no mês de junho, será realizado em Sumé, um dia de campo, onde produtores e membros da Embrapa farão uma exposição do projeto.
De acordo com o vice-prefeito, Éden Duarte, esta parceria que a prefeitura está realizando com a Embrapa visa proporcionar mais condições para o produtor rural permanecer no campo. Éden disse que os agricultores interessados em participar do projeto terão todo o apoio técnico e suporte da Prefeitura de Sumé.
Cariri em Ação/Rodolfo Silva