Temperatura cai em todas as regiões da Paraíba no inverno, prevê Aesa

O inverno começou oficialmente às 13h38 deste domingo (21) e, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a previsão para os próximos três meses é de que a temperatura caia em todas as regiões do estado. Segundo os dados da Aesa, durante a estação os termômetros devem variar entre 16°C e 29°C, com a mínima esperada para o Brejo e Agreste e a máxima prevista para ser registrada no Sertão e no Litoral.
Segundo a meteorologista da Aesa Marle Bandeira, apesar da redução da temperatura, a chegada do inverno não é sinônimo da chegada de chuvas. “Muita gente confunde, mas o que caracteriza a estação é a queda nas temperaturas. Coincide de neste período, acontecer a mudança do período chuvoso de algumas regiões do estado para outras, mas mesmo assim a previsão é de chuvas esparsas nas regiões onde há previsão de chuvas”, explicou.
A meteorologista explica que a redução na média prevista de chuvas para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, se deve a um sistema instalado no Oceano Atlântico em conjunto com o fenômeno do El Niño. “As chuvas se formam no Atlântico e se deslocam para a costa, trazendo também a umidade. Isso faz com que possam ocorrer chuvas esparsas e isoladas em alguns pontos destas regiões. As chuvas são frequentes, mas com menor intensidade”, diz.
Ainda de acordo com as previsões da Aesa, o período chuvoso nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão se encerra e as precipitações passam a ser mais registradas no Agreste, Brejo e Litoral. Os ventos previstos para o inverno são de fracos a moderados. “Pode acontecer de chover isoladamente nas regiões onde o período chuvoso se encerrou, mas a previsão é de que os totais de índices pluviométricos registrados em todas as regiões sejam reduzidos este ano”, concluiu Marle Bandeira.
G1PB

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado