Assembleia Legislativa discutirá problema da segurança pública durante sessão nesta quinta

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza na próxima quinta-feira (6), a partir das 14 horas, sessão especial para debater os problemas da segurança pública no Estado. A propositura é do deputado estadual, Dinaldinho Wanderley (PSDB), e foi subscrita por Camila Toscano (PSDB) e Renato Gadelha (PSC). O parlamentar tucano usou a tribuna nesta terça-feira (4), para convidar os paraibanos a participarem da atividade e colaborarem com a discussão do tema.
A sessão contará com a participação de entidades das policiais civil, militar e federal, movimentos sociais, representantes dos direitos humanos, vítimas da violência e sociedade civil organizada. Também foram convidados o secretário de Segurança, Claudio Lima e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, entre outros.
“A Paraíba não aguenta mais tanta violência. Faltam policiais, faltam viaturas, falta estrutura, falta estratégia, enfim, falta vontade e coragem para elencar a segurança como uma das prioridades do Governo”, disse Dinaldinho, acrescentando que a sessão será uma oportunidade para discutir a violência e as possíveis soluções para este problema que está dizimando parte da população paraibana e tirando o direito de ir e vir dos cidadãos.

Mapa da Violência – Levantamento do Mapa da Violência 2015 apontou a Paraíba como o 5º estado em número de mortes a cada 100 mil habitantes. São 33 homicídios. Os dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura apontam 33 homicídios a cada 100 mil habitantes ocorreram no estado em 2012.
Além disso, João Pessoa figura no ranking como a terceira cidade mais violenta do país, ficando atrás apenas de Maceió e Fortaleza. A capital paraibana ficou entre as que tiveram “graves aumentos na década”, subindo 100,1% na taxa de óbitos por 100 mil habitantes por arma de fogo de 2002 para 2012.

Bancos – Este ano, a Paraíba teve 88 casos de violência contra bancos, até o último dia 3 de agosto. Os dados são do Mapa da Violência contra Bancos na Paraíba em 2015, divulgado pelo Sindicato dos Bancários.

Related posts

Defesa de Alanna Galdino questiona ações movidas pelo MPC contra indicada ao TCE

Hugo Motta anuncia acordo e Glauber Braga encerra greve de fome na Câmara

Assembleia da Paraíba aprova PEC que amplia valor de emendas parlamentares a partir de 2026