PT da Paraíba rompe com Luciano Cartaxo após anúncio de desfiliação

O Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba rompeu com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e entregou os cargos que ocupava no município. A decisão foi confirmada no início da tarde desta sexta-feira (18), um dia após o prefeito anunciar a saída do partido, depois de 19 anos de filiação. Cartaxo está migrando para o Partido Social Democrático (PSD).
De acordo com o presidente do diretório estadual do PT na Paraíba, Charlinton Machado, a decisão de rompimento foi tomada durante uma reunião do partido na manhã desta sexta-feira. “A partir de agora construímos nosso próprio caminho partidário, o governo agora é do PSD, ele [Luciano Cartaxo] vai compor com quem ele achar melhor”, disse logo após a reunião. Ele destacou que “todos que compõem as estruturas têm que entregar os cargos” e que “a decisão foi unânime de construir novas possibilidades para as eleições futuras”.
O anúncio de que Luciano Cartaxo estava saindo do PT e se filiando ao PSD aconteceu na quinta-feira (17). O novo partido do prefeito é presidido nacionalmente pelo ministro Gilberto Kassab e na Paraíba pelo deputado federal Rômulo Gouveia. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva, a um ano das novas eleições para prefeito.
Alguns políticos de João Pessoa resolveram seguir a decisão do prefeito Luciano Cartaxo e sair do PT. Além do irmão do prefeito e presidente do diretório municipal do PT em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, ainda na quinta-feira (17) foram confirmadas as saídas dos vereadores Benilton Lucena e Bira e do secretário municipal de Articulação Política, Adalberto Fulgêncio. Eles, no entanto, ainda não anuciaram se também vão se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), como fizeram os irmãos Cartaxo.
Em relação ao mandato de Benilton Lucena, Charlinton diz que o diretório municipal do partido vai discutir como vai se comportar. Já o vereador Fuba informou também nesta sexta-feira que se mantém no PT, mas quer conversar com o prefeito Luciano Cartaxo. “Ee permaneço no partido e na base de sustentação do governo. Se ele [Cartaxo] não quiser minha presneça na base, é outra coisa”, disse.
Além dos petistas, anunciaram a adesão os vereadores de João Pessoa Marmuthe Cavalcanti, que estava sem partido, Dr. Luis Flavio, do PSDB, e Professor Gabriel, do Solidariedade (SD).

Related posts

Hugo Motta anuncia acordo e Glauber Braga encerra greve de fome na Câmara

Assembleia da Paraíba aprova PEC que amplia valor de emendas parlamentares a partir de 2026

De olho em 2026, Cícero amplia agenda e visitará o Cariri paraibano