Um total de 2.890 carros foram roubados ou furtados na Paraíba entre os anos de 2011 e 2014, de acordo com dados Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o que gera uma média de dois veículos roubados ou furtados por dia no estado.
A orientação da polícia para quem passar por esse tipo de situação é fazer imediatamento o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Roubos e Furtos e não é necessário esperar 24 horas para apresentar a queixa, como é comum acontecer.
De acordo com o delegado Lamartine Lacerda, essa espera prejudica as investigações. “Mesmo que não tenha informações sobre a autoria do crime, procurar a polícia permite que a placa do carro seja bloqueada. E, no caso do veículo ser encontrado, é com o documento que o proprietário vai poder desbloquear o carro”, orienta.
Segundo Lamartine, o tipo de carro alvo dos ladrões varia de acordo com o interesse deles. Carros mais potentes são procurados para situações de fuga, enquanto picapes abertas são procuradas por quem atua em explosão de bancos. “De forma geral, todo veículo pode ser alvo de roubo ou furto, mas o carros populares fomentam mais o desmanche”, explica. Além disso, veículos de cores mais básicas não chamam atenção da população nem da polícia e por isso são mais roubados.
G1