Home Notícias Umidade do ar chega a 11% em Patos e Aesa alerta população

Umidade do ar chega a 11% em Patos e Aesa alerta população

by Redação
0 comment
A umidade do ar na cidade de Patos, no Sertão paraibano, chegou a 11% em alguns dias dos meses de outubro e novembro, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Moradores do município relatam dificuldades no dia-a-dia e tentam se proteger do tempo seco. Umidade do ar é a quantidade de vapor de água na atmosfera.
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, é comum nessa época a umidade do ar ser baixa, mas em Patos o índice tem chamado a atenção. “Era esperado mesmo que a umidade baixasse, tudo por causa do fenômeno El Niño. Mas em alguns dias em Patos chegou a 
A professora e moradora da cidade, Icla Etiene, diz que sente no corpo a mudança climática. “Sinto o nariz e garganta mais secos. Tem que estar sempre hidratando. Já cheguei a sentir um pouco de sangramento nasal, por causa desse calor”, disse.
O médico que atua em Patos, Pedro Augusto, dá algumas dicas para amenizar os efeitos da baixa umidade e do forte calor. Segundo ele, é necessário evitar ficar exposto ao sol no período das 9h às 17h, se hidratar, principalmente por causa da pele. Idosos e crianças necessitam de mais hidratação, além do uso de protetor solar, chapéus e sobrinhas.
Outro agravante, de acordo com Pedro Augusto, é que o número de doenças respiratórias e cardiovasculares tem se elevado na região. “A mudança climática que, de dia é muito quente e de madrugada muito frio, altera muito a função respiratória”, explica.
A aposentada Sinileide Melquiades é uma das pessoas que tentam se proteger. “Você tem que se proteger passando protetor solar no rosto, nos braços, no pescoço, além do uso da sombrinha”, afirmou.

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho