Barragens feitas em rios que cortam o Cariri levam risco ao açude Boqueirão, diz AESA

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) alertou, nesta terça-feira (12), que barragens e poços no leito dos Rios Paraíba e Taperoá podem comprometer o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), responsável pelo abastecimento de Campina Grande e cidades do Cariri e compartimento da Borborema.
Os pequenos reservatórios estão sendo utilizado para irrigação no leito dos rios por produtores rurais que sofrem com a escassez da água e com a proibição do uso das reservas de Boqueirão nas plantações.
O diretor da AESA João Fernandes considerou esse tipo de ação “irresponsável” e que pode trazer grandes consequências para quem depende das águas do manancial. “Estão barrando o rio para fazer açude de pequeno porte. Quem está fazendo isso comete uma ilegalidade”, avaliou.
A imprensa foi até o Rio Taperoá, no município de Cabaceiras, e flagrou bancos de areia e pequenas barragens durante toda a extensão do manancial.
Com MaisPB 

Related posts

Mel de Cordeiros” conquista Selo de Inspeção Municipal e amplia mercado de comercialização

Prefeitura de Zabelê esclarece sobre recursos de créditos especiais e reafirma compromisso com transparência na gestão pública

Adolescente de 15 anos morre após sofrer descarga elétrica ao retirar celular da tomada no Cariri