Chuvas e racionamento não ajudam e Boqueirão perde 200 mil m³ de água em 4 dias

Mesmo com as boas chuvas registradas em diversos municípios da Paraíba durante este mês de janeiro, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, vem registrando queda no índice de armazenamento de água. Nos últimos 26 dias, o açude só chegou a ganhar um pouco de volume uma vez e, atualmente, está com 12% de capacidade ou 49,5 milhões de metros cúbicos (m³), conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) dessa terça-feira (26). O valor é menor que os 12,2% que havia até sexta (22).
De acordo com dados da Aesa, o município de Boqueirão, onde fica localizado o açude Epitácio Pessoa, registrou 61,7 milímetros (mm) de chuva no acumulado deste mês. Já em Campina Grande, cidade que depende do manancial, foram registrados 112,4 mm até essa terça-feira (26).
De sexta (22) à terça (26), o açude perdeu cerca de 200 mil metros cúbicos. Na sexta-feira (22), o manancial registrava 49,7 milhões de m³, mas o volume caiu para 49,5 milhões de m³ nessa terça.
Segundo Carmem Becker, meteorologista da Aesa, uma das explicações para que, mesmo com as chuvas, o açude esteja registrando perda de água se dá pela pouca ocorrência de chuvas fortes diretamente na bacia do açude.
“Na verdade ocorreram boas chuvas, mas foram muito isoladas e não diretamente no açude em si. Municípios da região e açudes menores estão recebendo água, mas como a região estava muito seca, esses mananciais menores ainda não sangraram para que essa água possa ir até Boqueirão”, contou Carmem Becker.
O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento dos municípios de Campina Grande e outros 20 municípios e distritos. A cidade e várias outras da mesma região enfrentam racionamento desde dezembro de 2014 e, atualmente, ficam sem água das 17h do sábado às 5h da quarta-feira.
Boqueirão fica no Cariri da Paraíba, onde há menos chuvas que no Agreste, região onde está localizada Campina Grande.

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado