Aguinaldo confirma “que continua no páreo” na disputa pela liderança do PP

A falta de consenso entre os deputados federais do PP para escolher seu novo líder na Câmara fez com que o deputado federal da Paraíba Aguinaldo Ribeiro voltasse à disputa. O parlamentar havia desistido do pleito após perder a indicação a liderança no primeiro turno das votações.
No Facebook, a assessoria do deputado confirmou o retorno dele à disputa. “Escolha do novo líder do PP ficou adiada para a próxima quarta-feira (24). Ainda não se pode fazer previsão a respeito do nome que será escolhido. Contando com importantes apoios, Aguinaldo Ribeiro continua no páreo”, diz.
No primeiro turno o deputado da Bahia Cacá Leão obteve 17 votos, contra 11 de Aguinaldo e 11 de Amim. Sem conseguir 21 votos, o primeiro colocado não foi declarado eleito. A bancada decidiu como critério de desempate a idade dos candidatos. Com isso, coube a Esperidião Amin disputar o segundo turno com Cacá Leão.
Segundo o líder Eduardo da Fonte, na hora da votação em segundo turno, Amin renunciou à disputa e declarou apoio a Aguinaldo Ribeiro, que já tinha saído da disputa. Como as cédulas com os nomes de Leão e Amin já estavam prontas, o líder decidiu iniciar a votação com os nomes dos dois. Houve então muita revolta e desentendimento de parlamentares que apoiam Amin e Aguinaldo.
Nessa etapa, o deputado Cacá Leão conquistou 19 votos. Amin, que estava fora da disputa, conseguiu cinco votos e houve seis votos em branco. Diante dos incidentes da votação, o líder do partido decidiu convocar nova eleição para a semana que vem.

Related posts

Defesa de Alanna Galdino questiona ações movidas pelo MPC contra indicada ao TCE

Hugo Motta anuncia acordo e Glauber Braga encerra greve de fome na Câmara

Assembleia da Paraíba aprova PEC que amplia valor de emendas parlamentares a partir de 2026