TRE julga improcedente ação contra o governador Ricardo Coutinho

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) colocou novamente em pauta, nesta quinta-feira (18), a votação de duas ações de investigação judicial eleitoral (Aije) contra o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Em uma delas, o tribunal tomou uma decisão favorável ao governador e a outra teve o julgamento suspenso.
A Aije da Polícia Militar foi considerada improcedente de forma unânime pelos juízes do TRE. A ação acusava o governador de abuso de poder econômico ao afirmar que ele concedeu benefícios a policiais civis, militares e bombeiros.
A outra ação, conhecida como Aije Fiscal, recebeu o voto do juiz Leandro dos Santos, que havia pedido vistas no último julgamento. Dessa vez, ele julgou a ação parcialmente procedente, aplicando multa de 20 mil UFIRs para cada investigado. No dia 4 de fevereiro, os juízes Tércio Chaves de Moura (relator), Sylvio Pelico Porto Filho e Breno Wanderley César Segundo tinham votado pela improcedência da ação. O juiz Ricardo Freitas também votou pela improcedência e, na sequência, o juiz Emiliano Zapata de Miranda Leitão pediu vista do processo, suspendendo o julgamento.
A Corte Eleitoral vai concluir o julgamento na próxima sessão prevista para o dia 22 de fevereiro. Essa ação acusa Ricardo Coutinho de beneficiar eleitores por meio de renúncia de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), isenção ou redução de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Related posts

Hugo Motta anuncia que urgência do PL da anistia não será pautada na Câmara

João Azevêdo assume comando do PSB na próxima segunda-feira

Defesa de Alanna Galdino questiona ações movidas pelo MPC contra indicada ao TCE