A partir da próxima segunda-feira (8), a Região do Cariri Paraibano passará a ter novo esquema de racionamento. A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), fez o anúncio da mudança nesta quarta-feira (3).
De acordo com a Cagepa, 10 municípios serão afetados, sendo eles, Monteiro, Prata, Ouro Velho, Serra Branca, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Santa Luzia do Cariri, São José dos Cordeiros e Livramento.
Esses municípios dependem da água do Sistema Adutor do Congo, formado por um conjunto de açudes que estão secos ou próximos de colapso. O que abastece essas cidades afetadas pela alteração no esquema de racionamento é o açude de Sumé. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o açude tem apenas 8% da capacidade.
Ainda de acordo com a Cagepa, as cidades de Sumé, Coxixola e Camaláu não terão alterações no regime de abastecimento.
Confira como ficará o abastecimento nesses municípios:
Eixo 1: Nas cidades de Monteiro, Prata e Ouro Velho, o abastecimento acontece a partir das 6h das sextas-feiras, aproximadamente, até às 6h das terças-feiras, aproximadamente. Nos outros dias, a cidade de Monteiro permanece sendo abastecida através do açude Poções.
Eixo 2: Já em Serra Branca, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Santa Luzia do Cariri, São José dos Cordeiros e Livramento, o abastecimento ocorre a partir das 6h, aproximadamente, das terças-feiras, até às 6h da manhã das sextas-feiras, aproximadamente. Nos outros dias, a cidade de São José dos Cordeiros permanece sendo abastecida através do açude da cidade.
A Cagepa ainda informa que devido a condições topográficas e da rede hidráulica, os horários de início e término da distribuição, poderão sofrer variações.
De Olho no Cariri