Mais de 51 mil inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram na Paraíba dos 217.966 que deveriam fazer as provas nesse domingo (06). O Estado foi o que apresentou o segundo menor percentual de abstenções (23,54%), o que representa 51.316 mil candidatos, segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em todo o país, dos 8.356.215 inscritos habilitados, 5.848.619 compareceram aos dois dias de provas, resultando em uma abstenção de 30%. Para computar o número de faltosos, o Inep considerou apenas os inscritos que não foram afetados pelas ocupações nos locais de prova. Estes farão o exame em dezembro. Na Paraíba, são 3.976 candidatos nesta situação.
Já o número de inscritos que estavam aptos a fazer as provas no último final de semana somou 217.966 candidatos no Estado, de um universo de 221.942 habilitados a participar do processo. Nesse domingo (06), os candidatos tiveram que mostrar seus conhecimentos nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação, que teve como tema a “Intolerância religiosa”. As provas começaram às 12h30h, e o tempo para responder as questões de múltipla escolha e fazer a redação foi de 5 horas e 30 minutos.
Para quem chegou cedo, o maior aliado é a tranquilidade de evitar a correria de última hora. Ângela Oliveira Alves é funcionária pública e já tem formação acadêmica em Letras – Inglês. Agora, quer tentar uma vaga no curso de Pedagogia. “Estudei um pouco, dividindo meu tempo entre o trabalho, a família e os livros, mas estou otimista”, garantiu.
Para Anderson Felipe, que tenta Medicina na UFPB pela quarta vez consecutiva, a expectativa é bastante positiva. “Nos dois últimos exames, bati na trave, mas acho que dessa vez, eu garanto minha vaga. Fiz dois cursinhos e estudei em casa. Tirei a última semana para relaxar, porque não adianta se matar na véspera da prova. Agora é esperar o resultado”, disse.
Gabarito
Nesta quarta-feira (09) o Inep divulga o gabarito oficial dos dois dias de prova para cada Caderno de Questões, que também estarão disponíveis para download no portal do Inep (portal.inep.gov.br). O gabarito também será disponibilizado pelo aplicativo Enem 2016. Em 3 e 4 de dezembro será realizado o Enem para os 3% de inscritos que não fizeram o exame neste fim de semana em função das ocupações. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016. O resultado do Enem, para todos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.
Locais onde as provas foram canceladas na Paraíba
UFPB – Campus de Areia
UFPB – Campus de Bananeiras – Agroecologia
UFPB – Campus de Bananeiras – Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
IFPB – Campus de Cabedelo
UFCG – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) – Campus Sumé prédios 1, 2 e anexo
Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves Queiroz – prédio principal – Sumé
Números da Paraíba
472 locais onde foram realizadas provas
6 locais onde o exame não aconteceu
221.945 inscritos
217.966 habilitados
3.979 candidatos farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro
Brasil
16.476 locais de aplicação de provas previstos
16.071 locais onde não houve provas
8.627.248 inscritos
8.356.215 habilitados
405 locais onde o exame não aconteceu
271.033 inscritos farão as provas em dezembro.
Com Lucilene Meireles e Katiana Ramos, do Correio